Criar um posicionamento de marca que conversa com diversos segmentos de negócio, dentro de uma mesma empresa, para transmitir uma mensagem potente, através de uma linguagem clara e consistente: este foi o principal desafio assumido pela Exit Marcas Vivas, ao estruturar a Nidec ACIM.
Mesmo já inserida na arquitetura da organização, a marca administradora, que abraça todo portfólio global, demandava um posicionamento consistente no mercado. A identidade precisava se distinguir das demais.
Para alcançar a diferenciação necessária ao cliente, a Exit aplicou a metodologia GPS, que trouxe clareza de como posicionar a marca no mercado, de acordo com a essência e personalidade ideal para comunicá-la. “O foco foi ampliar o pertencimento e a coesão entre as unidades e passar essa mensagem para todos os públicos: interno, mercado, relacionamento b2b, organizações e instituições governamentais”, analisa o diretor de criação da Exit, Felipe Grossl.
Dar peso ao conglomerado de marcas do grupo em único canal, exigiu mudar a forma de comunicar de maneira estratégica. “Desenvolvemos um sistema de identidade completo para o negócio, traduzindo características relevantes de cada projeto em uma marca autêntica e atraente, o que possibilita a sua identificação, reconhecimento e diferenciação no mercado”, complementa Grossl.
Na criação do conceito, a equipe Exit materializa a estratégia da marca, uma comunicação que representa a relevância no mercado e em todos os canais. Essa etapa passa a ser um guia para todos os desdobramentos de comunicação com o objetivo de construir uma marca única, reforçando os diferenciais de promessa, posicionamento e atributos diferenciados.
Resultados da entrega para a marca ACIM
A EXIT desenvolveu o conceito “Empowering Movement” que traduz o papel da ACIM como catalisadora de transformações e a sua força estratégica global. O conceito expressa o propósito central da marca de conectar plataformas, pessoas e tecnologias para fomentar o progresso em escala global. Comunica que o valor da ACIM está no impacto gerado por parcerias estratégicas e nas inovações tecnológicas e sustentáveis.
O conceito “Empowering Movement” posiciona a ACIM como núcleo estratégico da Nidec, promovendo a inovação e a transformação. Para o público interno, fortalece o senso de pertencimento e a visão comum e, para o externo, comunica o papel de parceiro confiável, capaz de compreender e se antecipar às mudanças, impulsionando o progresso de pessoas, empresas e comunidades. “O uso do GPS Exit permitiu chegar a esse resultado alinhado com o objetivo da ACIM de se posicionar como uma marca que conecta, capacita e transforma”, finaliza o diretor de criação.