A Piracanjuba, em parceria com a Associação Mães da Sé, lança neste mês a nova fase da campanha Desaparecidos, criada pela agência Ampfy.
Serão ampliados tanto o quantitativo de fotos divulgadas quanto os produtos participantes do projeto. O anúncio chega cinco meses após o lançamento da iniciativa, que utiliza Inteligência Artificial aliada à expertise de um artista digital para recriar imagens de pessoas desaparecidas, mostrando como estariam nos dias de hoje e potencializando as buscas.
Até fevereiro, 19 imagens atualizadas de pessoas desaparecidas estavam estampadas nas embalagens de quatro tipos de leite Piracanjuba: Integral, Desnatado, Semidesnatado e Zero Lactose. Agora, mais 50 fotos, distribuídas em duas etapas, serão incorporadas ao projeto e aparecerão, em breve, também nas embalagens de leite em pó da Piracanjuba.
Além disso, outra marca do Grupo Piracanjuba, a LeitBom, se junta à iniciativa, com divulgação de imagens de desaparecidos nas embalagens UHT dos leites Integral, Semidesnatado e Desnatado.
Lisiane Campos,diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba informa que, “Com a ampliação da campanha esperamos alcançar um público ainda maior de pessoas que possam ter pistas de algum desaparecido, contribuindo assim com as muitas famílias que, infelizmente, vivem a angústia da busca por um ente querido. A ação reforça os laços que construímos com as famílias brasileiras ao longo das sete décadas que estamos presentes no dia a dia delas, e vai ao encontro do propósito da companhia, que é o cuidado que alimenta a vida”.
Desde o lançamento do projeto, em outubro de 2024, oito pessoas desaparecidas foram encontradas, de acordo com a Mães da Sé. Elas não estavam entre os desaparecidos com imagens estampadas nas caixas de leites. Porém, devido a ampla visibilidade alcançada, a instituição informa que o número de atendimentos realizados aumentou consideravelmente desde o início da campanha, seja recebendo informações com pistas para localizar alguém, ou de pedidos de ajuda para encontrar um ente querido.
“Cada novo rosto estampado nas caixas de leite representa uma esperança renovada para as milhares de famílias que aguardam ansiosamente pelo reencontro com seus entes queridos. É um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser usada a favor de uma causa tão importante e urgente”, comenta a fundadora e presidente da Mães da Sé, Ivanise Esperidião da Silva.
Sobre a campanha
Dados do Anuário da Segurança Pública mostram que só em 2023 foram registrados 80.317 casos de pessoas desaparecidas em todo o país, um acréscimo de 3,2% a mais em relação ao ano anterior.
Com o uso de ferramentas de I.A. e a colaboração do artista digital Hidreley Dião, especialista na técnica de projeção de idade, a campanha faz uso da gigantesca capilaridade e distribuição da Piracanjuba, 9ª marca mais escolhida nos lares de todo o país e presente em 90,2% dos lares brasileiros, para aumentar consideravelmente a chance de que essas pessoas sejam encontradas, ao transformar retratos antigos em cenas atuais, inserindo-as em situações do cotidiano.
“É significativo o que a união de uma tecnologia como IA e o impacto que uma empresa grande como Piracanjuba podem fazer” afirma a CCO da Ampfy, Andrea Siqueira.
As embalagens UHT da campanha são todas produzidas pela Tetra Pak. No endereço www.piracanjuba.com.br/
Sobre a Associação Mães da Sé
A Mães da Sé é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1996 por Ivanise Esperidião da Silva e outras mães que tiveram filhos desaparecidos. A entidade surgiu da dor e da necessidade de encontrar soluções diante do desaparecimento de pessoas, que é um problema social grave e muitas vezes negligenciado.