Publicidade
“Golpe do Bem” promove mês do consumidor em ação
28 de Março de 2025

“Golpe do Bem” promove mês do consumidor em ação

Campanha envia alertas com promoções falsas para conscientizar consumidores

O Reclame AQUI, site que agrega opiniões de consumo e reputação de empresas, lançou uma campanha inovadora para alertar consumidores sobre golpes virtuais disfarçados de promoções irresistíveis.

Quem nunca recebeu um e-mail ou foi impactado nas redes sociais por uma oferta imperdível, com prazo limitado e urgência de compra? Muitas vezes, essa propaganda parece feita sob medida, exibindo um produto que o consumidor já desejava há tempos e, agora, com um preço supostamente imperdível.

Publicidade

Basta um clique e o golpe é aplicado. De acordo com a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDPC), os crimes digitais cresceram 45% em 2024, totalizando 5 milhões de fraudes.

Assim, visando mudar esse cenário, o Reclame AQUI está engajado em mudar a anuência da expressão “o golpe está aí, cai quem quer”, combatendo a prática de crimes cibernéticos e criou a campanha “Golpe do bem” com informações para que os consumidores tomem decisões de compra seguras no Mês do Consumidor. A campanha é assinada pelos times internos de branding e comunicação do Marketing do Reclame AQUI.

Com formato inspirado nessa prática, a empresa reproduziu e-mails com ofertas fake, atrativas e impraticáveis no mercado e os envia para alertar os consumidores sobre as falsas promoções que circulam todos os dias na internet.

Ao clicar nesse “golpe do bem”, no e-mail falso, os consumidores são direcionados a uma página que, de forma bem-humorada e didática, indica que o consumidor poderia ter caído num golpe.

Em cinco passos, o Reclame AQUI ensina o básico para identificar e se prevenir dessas ciladas, alertando para o que é real e o que não passa de furada. Cerca de 2 milhões de usuários da plataforma foram impactados desde o dia 18/3, com três disparos. A campanha se encerrou dia 25 deste mês.

Iniciativa busca posicionar o Reclame AQUI como ferramenta para evitar fraudes

A ideia da campanha, alusiva ao Dia do Consumidor, 15/3, é orientar e mostrar aos brasileiros que a plataforma do Reclame AQUI é o lugar onde a jornada de compra do consumidor acontece de forma segura, com confiança e poder de escolha.

O CMO e cofundador do Reclame AQUI, Felipe Paniago, ressalta que o Reclame AQUI já tem um forte impacto social sobre consumidores no que se refere a orientá-los quanto a seus direitos. E mais do que isso, ajudá-los a comprar com segurança e de marcas confiáveis dispondo de forma fácil e acessível o máximo de informações possíveis para que se protejam de golpes digitais.

“A campanha alerta de um jeito diferente, mas familiar a quem tem o hábito de consumo online e é impossível de ignorar. Todos os dias, milhares de brasileiros são impactados por mensagens de e-mail, SMS, nas redes sociais que os atraem para anúncios maldosos, atrativos e perigosos. Então, o objetivo é expor as táticas dos criminosos que atuam na internet e conscientizar o público para que fiquem atentos antes de clicar em uma promoção e fechar uma compra. Dessa forma, a mensagem é clara: com informação segura, é o consumidor que tem o poder de decisão e confiança em suas mãos”.

Detector de Site Confiável

Durante todo o mês de março estão sendo publicados posts nos canais oficiais do Reclame AQUI, redes sociais, banners no site e Blog RA, e disparados aos consumidores e-mails com ofertas falsas, semelhantes aos usados em golpes reais. Ao clicar para conferir as peças das supostas promoções, os consumidores são direcionados para uma landing page, página exclusiva do Reclame AQUI, com conteúdo educativo, alertas de segurança e informações que conscientizam sobre os perigos reais desses tipos de golpes e como identificá-los.

E como aliado do consumidor, está o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI, que já ajudou cerca de 11,8 milhões de usuários a identificarem se uma URL é segura ou potencialmente fraudulenta. Desde o seu lançamento, em 2022, mais de 350 mil sites foram consultados e 195,5 mil apresentaram algum tipo de alerta.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade