Publicidade
Ronaldinho Gaúcho, Hortência, Tony Kanaan, Vitor Belfort, Anderson Varejão e Marta na campanha do Instituto Arte de Viver
02 de Agosto de 2011

Ronaldinho Gaúcho, Hortência, Tony Kanaan, Vitor Belfort, Anderson Varejão e Marta na campanha do Instituto Arte de Viver

O Instituto Arte de Viver Bem divulga, desde 2009, entre mulheres de todas as classes e idades e o público em geral, a mensagem de que a atividade física é muito importante para a prevenção, o tratamento e a recuperação do câncer de mama. Para comemorar seu aniversário de dois anos, a organização lança nesta terça-feira (2) uma ação inédita, assinada pela agência Energy, do Grupo Newcomm. 

 
A iniciativa conta com o apoio de atletas brasileiros de grande destaque internacional como Ronaldinho Gaúcho, Hortência, Tony Kanaan, Vitor Belfort, Emerson Fittipaldi, Cesar Cielo, Anderson Varejão e Marta. Fundadora e símbolo do instituto, Valéria Baraccat Gyy, uma vencedora na luta contra a doença, também vai emprestar sua imagem à campanha. “Durante o tratamento, a nossa vida é muito parecida com a dos atletas. Temos que superar até mesmo os nossos limites, para chegar à vitória.” 
 
Com o objetivo de atrair a atenção de atletas do mundo todo a apoiar a causa do Instituto Arte de Viver Bem, as peças inicialmente serão veiculadas em painel da Times Square, um dos pontos mais movimentados de Nova York. Nesta primeira ação, serão exibidas imagens individuais dos esportistas envolvidos na campanha. Cada um deles estará vestindo uma camiseta com uma referência ao esporte que o consagrou no lugar das mamas. Na t-shirt de Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, vão aparecer duas bolas de futebol. Na de Fittipaldi, dois capacetes de Fórmula 1, o último modelo que ele usou na sua carreira. Já Valéria vestirá uma camiseta com dois corações no lugar das mamas.
 
De acordo com Vitor Knijnik, vice-presidente de Criação da Energy, “a escolha da Times Square para deflagrar a campanha faz parte da estratégia de dar o máximo de visibilidade para a causa. E nada como um painel no Times Square para cumprir essa missão”, explica o criativo. Para viabilizar a exibição das imagens em um dos painéis mais emblemáticos da publicidade no mundo, a agência contou com a colaboração da PR Newswire, principal fornecedora global de plataformas multimídia, que também é uma das empresas parceiras do IAVB.
 
Na segunda fase da campanha, serão veiculados anúncios nas semanais Veja, Época, Quem, IstoÉ, IstoÉ Gente, Contigo e Caras e, nos meses de setembro e outubro, em todas as revistas mensais das Editoras Abril e Globo, reproduzindo as imagens no painel,  com o título: “A Times Square já descobriu a força do esporte na luta contra o câncer de mama”. As peças vão reforçar a importância da prática de uma atividade física no combate à doença e convidar os leitores a acessar o site www.artedeviverbem.com.br.
 
Além da Energy e da PR Newswire, a campanha conta com o apoio das principais editoras do país, as quais vão ceder espaços em publicações de grande relevância na mídia brasileira durante os próximos meses, e da Ação Premedia e Tecnologia, outra empresa do Grupo Newcomm.
 
A criação da campanha é de Giba Lages, João Paulo Micelli e Marcel Areal, sob direção de criação de Vitor Knijnik e Giba Lages.
 
IAVB: Dois anos no combate ao câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2010, foram registrados 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil. Desses, 24% foram a óbito, ou seja, 11.860 mulheres, em decorrência de uma doença que tem cura, se diagnosticada precocemente. É o tipo de câncer que mais mata mulheres no país. Com o propósito de mudar essa realidade, o Instituto Arte de Viver Bem vem, desde 2009, quando foi fundado por Valéria Baraccat Gyy, dedicando esforços para deixar a população mais informada sobre a importância do diagnóstico precoce e da prática de exercícios físicos, sobretudo durante o tratamento da doença. 
 
Entre as muitas palestras, workshops e participações em programas de televisão focados na audiência feminina, nos últimos dois anos, Baraccat Gyy também lançou três cartilhas, com o apoio da agência MaxxComm, para integrar a primeira campanha lançada pelo IAVB – “A Atividade Física é uma Grande Aliada para Superar o Câncer de Mama”. “A missão prioritária do Instituto é conscientizar a população para a importância da prática de exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida do paciente com câncer de mama, durante e após o tratamento oncológico”, define a diretora.
 
Com tiragem inicial de 120 mil exemplares e parceria da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, os fascículos foram distribuídos gratuitamente nos centros de oncologia dos hospitais públicos e privados de São Paulo. 
 
Na primeira cartilha, intitulada Câncer de Mama. Prevenir Só Depende de Você, Valéria Baraccat Gyy aponta os principais fatores de risco da doença, como idade, menstruação precoce, menopausa tardia, antecedentes familiares, má alimentação e reposição hormonal, e esclarece sobre prevenção e tratamento. Com linguagem simples e com dicas dadas por quem enfrentou, com êxito, a doença, a cartilha mostra que as mulheres podem atravessar os cinco anos de tratamento com mais qualidade de vida.
 
No segundo fascículo, Câncer de Mama: Cuide-se e Leve uma Vida Saudável e Feliz, o Instituto procura mostrar como pequenas mudanças na rotina fazem toda a diferença para se enfrentar o tratamento com mais força e disposição. Uma dica fundamental é ter uma alimentação equilibrada, capaz de amenizar os efeitos colaterais do tratamento. A quimioterapia e a radioterapia interferem na ingestão, digestão e absorção dos alimentos, em razão de efeitos como anorexia, náuseas, vômitos, sensação de boca seca, inflamação da mucosa bucal, dificuldade de engolir e diarreia. A cartilha traz uma relação dos alimentos que devem ser evitados e de outros que são fundamentais na dieta. 
 
O último fascículo da trilogia, Câncer de Mama: A Atividade Física e As Leis Como Suas Grandes Aliadas, procura mostrar como a atividade física é uma aliada importante no processo de cura e quais são os direitos constitucionais assegurados aos pacientes em tratamento de câncer de mama. Toda paciente com câncer de mama tem direitos assegurados por lei, como isenção de alguns impostos – o da compra de carro e o IR, por exemplo –, transporte gratuito e até aposentadoria. A cartilha mostra quais são esses direitos e como fazer para obtê-los. 
 
 
 
 
 
 
 
Ficha Técnica 
TÍTULO: Campanha Instituto Arte de Viver Bem
PEÇA: Times Square e revista
CLIENTE: Instituto Arte de Viver Bem
PRODUTO: Instituto Câncer de Mama
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Vitor Knijnik e Giba Lages
CRIAÇÃO: Giba Lages, João Paulo Micelli e Marcel Areal 
FOTOGRAFIA: Roberto Donaire
ART-BUYER: Monica Beretta 
PRODUÇÃO GRÁFICA: Elaine Carvalho e Rodrigo Cassino
FOTOLITO: Ação
ATENDIMENTO: Fernando Taralli, Mirella Soares e Michelle Latessa
APROVAÇÃO CLIENTE: Valéria Baraccat Gyy

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade