A Vivo traz ao LollaBR 2025 uma discussão essencial: a preservação da natureza, tema emergente em tempos de mudanças climáticas aceleradas.
Para trazer essa conversa ao festival, a Vivo desenvolveu a campanha “Raízes Vivas”, com ações e conteúdos que valorizam a potência da Amazônia para o equilíbrio do clima e da vida na Terra. Assinado pela Africa Creative, o conceito da campanha é norteado pela imponente Sumaúma, árvore que chega a medir 60 metros de altura, conhecida como Rainha da Floresta e sagrada para os povos originários da Amazônia.
Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo explica que, “Em um ano em que os olhos do mundo se voltam para a Amazônia por causa da COP-30 no Brasil, usamos nossa força de marca para ampliar a sensibilização da sociedade sobre a questão ambiental. A Sumaúma e a Amazônia são exemplos de como a natureza é a maior tecnologia que temos. Como marca líder no mercado, queremos reforçar nosso compromisso com as pessoas e o planeta e mostrar que as tecnologias ancestrais e contemporâneas devem conviver para construirmos um futuro mais sustentável”.
“Futuro Vivo”
O projeto Raízes Vivas faz parte da plataforma de sustentabilidade “Futuro Vivo”, que promove iniciativas de comunicação com temática ambiental e linguagem pop e acessível. Com o apoio dos embaixadores Alok e Medina, a plataforma visa reforçar o compromisso contínuo da marca com a sustentabilidade.
“Os povos originários se comunicavam através da Sumaúma, usando as raízes ocas para emitirem sons. Em outros tempos, essas árvores eram como o ‘smartphone da floresta’. Por isso, em Raízes Vivas, queremos conectar o público do Lollapalooza à potência da Amazônia de forma autêntica e sensorial”, afirma Rodrigo Barbosa Executive Creative Director (ECD) da Africa Creative.
Neste ano, o squad de influenciadores da Vivo para o festival irá receber peças produzidas por artistas amazônicos para compor os looks dentro do Lolla. A entrega das peças terá uma dinâmica diferenciada, chamada de “Os Escolhidos” – em vez dos famosos “Recebidos”: os criadores de conteúdo escolherão o que usar em um catálogo digital com peças produzidas por empreendedores da região Norte que produzem peças autorais e com materiais e modelos locais. Tudo isso como forma de incentivar o consumo consciente e, paralelamente, dar visibilidade a esses produtores.
A marca também lançará o Tour Vivo Recicle, que acontecerá em 5 lojas em São Paulo – Center Norte, Eldorado, Guarulhos, Interlagos e Morumbi – com dinâmica de descarte de lixo eletrônico e conquista de prêmios – dentre eles, ingressos para curtir o Lolla. A ação, que acontecerá no dia 22 de março, terá as informações divulgadas no perfil da marca no Instagram e contará com a participação surpresa de creators. A estratégia de influência da Vivo é assinada pela agência Spark Inc.
Ativações
A natureza e sua tecnologia ancestral que conecta tudo no planeta, junto com a Sumaúma, serão as inspirações para as ações da marca em seus dois espaços no festival. No lounge, a ambientação traz a imersão na floresta com a Sumaúma como protagonista.
Uma tela de led dará a impressão de profundidade com imagens da floresta, ajudando a reproduzir a sensação de estar entre as árvores, inclusive com a luminosidade conforme o dia for terminando e a noite chegando. Quem passar pelo espaço poderá participar de uma ação de vídeo oportunity que simula uma caminhada no meio da floresta com o auxílio de uma esteira e, na sequência, participar de um quiz sobre sustentabilidade na Vivo para concorrer a brindes. Também vão estar à disposição espaços de descanso e de recarga das baterias de celular.
Já para a pista, a Vivo traz uma grande casa na árvore, que mescla cenografia digital com elementos que fazem referência à natureza amazônica. No térreo, além da ambientação com as raízes da Sumaúma, o público vai encontrar uma ativação que une um balanço com uma queda d’água, e que terá imagens formadas com água, como o Vivinho, ícone da marca, enquanto ele estiver em movimento. Os produtos Ovvi vão ganhar um espaço especial de exposição, incluídos na cenografia que remete à floresta. Quem precisar recarregar a bateria do celular vai encontrar cabos disponíveis e ainda poderá relaxar no espaço de descanso entre um show e outro. No piso superior, a Vivo vai oferecer uma experiência exclusiva para clientes, que deverão mostrar seu celular na entrada para usufruírem das ativações especiais, como salão de cabelo e maquiagem, massageadores elétricos para aliviar o cansaço e snacks para repor as energias. O espaço ainda contará com uma varanda externa com uma vista privilegiada de todo o festival.
Tanto na pista quanto no lounge, a Vivo convida a Gang do Eletro, grupo paraense conhecido por seu papel fundamental na difusão do tecnobrega e do sampler pelo Brasil e pelo mundo, para dar visibilidade ao estilo musical nos espaços da marca.
A Vivo ainda vai disponibilizar totens para recarga de celular por todo o festival para garantir que o público não fique sem bateria para curtir.
Confira o filme da campanha abaixo:
Ficha técnica:
Agência: Africa Creative
Anunciante: Vivo
Produto: Festivais
Título: Sumauma
CCO: Sergio Gordilho
Co-CCO: Mariana Sá
Direção Executiva de Criação: Rod Barbosa
Direção de Criação: Thiago Monteiro e Diogo Dutra
Criação: Adriano Nuevo, Mateus Martins, Bruno Ferreira, Julia Xavier, Mayara Sayuri Kimura
VP de Conteúdo: Patricia Colombo
Conteúdo: Aline Botelho, Sacha Brasil
CEO: Marcio Santoro
Co-COO: Heloisa Pupim
Atendimento: Camilla Steiman, Larissa Bertin, Barbara Passos
VP de Mídia: Pedro Eustachio
Mídia: Jefferson Sales, Tatiana Melchiori, Jefferson Mendes
CSO: Ana Paula Kuroki
Planejamento: Anne Corbucci e Katiane Soares
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Patrícia Melito e Felipe Lopes
Insights – Inovação e pesquisa criativa: Estevão Meneguzzo, Eduardo Berardinelli, Bea Ribeiro e Mana Black
Aprovação/cliente: Marina Daineze, Raphael Mesquita, Roberta Scola, Helen Oliveira, Fernanda Tavares
Produtora de imagem: Landia
Diretor de cena: Gui Bohn
Managing directors: Carol Dantas e Sebastian Hall
Produtora executiva associada: Valentina Baisch
Produtora executiva jr: Larissa Delfini
Ass. de produção executiva: Renan Coutinho
Coordenadora criativa: Thayna Pacheco
Asst. Criativos: Ferpa Dias e Anna de Assis
Coordenação: Luciana Andrade e Cidy Campos
Facilities: Neia Santos
HR / DE&I: Samuel Mendes
1º assistente de direção: Ju Cretela
2º assistente de direção: Patricia Soares
Diretor de fotografia: Fabio Politi
Diretor de produção: Marcos Teshima
Assistentes de produção: Livia Santos e Larissa Weichsler
Line producer: Marcelo Maximo (Mazão)
Produtor (Alter do Chão): Daniel Gutierrez Govino
Produção de elenco São Paulo: Alice Wolfenson e Neto
Produção de elenco Belém: Amanda Rabelo
Equipe de plateau e logística floresta: Associação de Moradores de Jamaraquá (ASMOJA)
Catering e base de produção: Restaurante da Conce Jamaraqua
Elenco: Mauri William e Aila Vitória
Figurinista: Armando Algo
Make/hair elenco: Veruska
Coordenação de pós-produção: Jamila Ambar e Elton Bronzeli
Montadora: Fernanda Krumel
Montador reduções: Wellington Martinelle
Assistentes de pós produção: Gabriel Ferreira (Pinda), Ivan Gomes, Matheus Pizani, Renan Prado e Filipe Rizzo
Color: Erick Moraes
Pós produção: Globetrotter
Acervo figurino / objeto / arte: Utimura
Produtora de Som: Satélite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Karen Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena,
Pedro Pelotas, Aloizio Lows e Luna França
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli