A campanha inovadora “Share the Load” (Compartilhe a Carga), da marca de detergentes Ariel, trouxe à tona as desigualdades na divisão do trabalho doméstico. No entanto, mesmo após uma década, os estereótipos de gênero continuam sendo comuns na publicidade indiana.
Embora algumas marcas tenham começado a discutir a desigualdade de gênero em seus conselhos administrativos, suas campanhas de marketing ainda reforçam padrões ultrapassados. Muitas vezes, há uma desconexão entre o discurso das empresas e o conteúdo que divulgam, já que abordagens tradicionais de publicidade não conseguem desafiar mentalidades profundamente enraizadas.
E mesmo quando mudanças acontecem, elas nem sempre são eficazes. Segundo Sujala Martis, diretora de marketing ao consumidor da Platinum Guild International na Índia, muitas representações de mulheres “empoderadas” continuam sendo clichês moldados por uma perspectiva masculina.
“O retrato da mulher bem-sucedida que equilibra, sem esforço, uma carreira promissora, uma família feliz e uma casa impecável não quebra um estereótipo, mas sim cria uma expectativa irreal”, afirma Martis.
Além disso, embora haja avanços na forma como as mulheres são representadas na publicidade, a evolução das representações masculinas ainda não acompanhou as mudanças sociais, especialmente no que diz respeito à paternidade.
Quando a Ariel lançou sua primeira campanha “Share the Load”, a marca viu suas vendas dobrarem.
Um estudo mais amplo da Unstereotype Alliance, da ONU, que analisou milhares de campanhas ao longo de quatro anos em 58 mercados, mostrou que uma representação de gênero mais equilibrada na publicidade pode trazer benefícios significativos para as marcas – tanto em imagem quanto em resultados financeiros.
Marcas que vão além do “ativismo performático” e realmente incorporam a igualdade de gênero em suas estratégias podem fortalecer a confiança e a relevância junto ao público.
“As aspirações dos consumidores evoluem mais rápido do que muitas marcas percebem. Aqueles que lideram essa mudança conquistam uma confiança mais profunda e maior relevância”, Sujala Martis, diretora de marketing ao consumidor, Platinum Guild International, Índia.
Fonte: WARC