Com a energia do Carnaval está no ar, é tempo de colocar a fantasia, juntar os amigos e cair na folia.
Entre os blocos, é necessário estar atento para não deixar que nada atrapalhe a diversão. O período também é marcado pelo aumento de golpes financeiros, já que na multidão os golpistas aproveitam para agir.
Sendo assim, o especialista em segurança financeira, Fábio Cabral, da Unicred União, preparou dicas para você curtir o Carnaval com tranquilidade:
1. Use o cartão virtual no celular
Priorize o uso do cartão virtual no seu smartphone, de preferência com reconhecimento facial, biometria ou senha. A camada adicional de autenticação dificulta a ação de pessoas mal-intencionadas.
2. Se usar o cartão físico, desative a aproximação
Desativar a função de pagamento por aproximação no cartão físico é uma medida para impedir que criminosos aproveitem a aglomeração para capturar sinais do cartão, realizando débitos sem o seu consentimento.
3. Contrate um seguro para o cartão e celular
Verifique com a sua operadora de cartão a possibilidade de contratar um seguro. Assim, caso seu cartão ou celular sejam perdidos ou roubados, você evita prejuízos maiores. Além do seguro de perda ou roubo, existe também a garantia para transações indevidas.
4. Estabeleça um limite de gasto
Defina um limite de gastos no cartão para períodos específicos, como a noite daquele bloquinho imperdível. Se a operadora não permitir essa opção, considere reduzir o limite total de compras temporariamente.
5. Bloqueie o cartão para compras on-line
Se não for utilizar o cartão para compras virtuais, bloqueie essa função. Dessa forma, mesmo que o cartão seja roubado, ele não poderá ser usado on-line.
Foto: Freepik