31-08-05 – Silhueta "de verdade" habita atualmente anúncios de roupa e cosméticos e é parte de uma ainda incipiente estratégia que consiste em usar na publicidade em que estética é fundamental as mulheres ditas "normais".
O atual movimento pró-silhuetas reais no lugar de modelos estonteantes é atribuído, principalmente, a dois fatores que ganharam força nos últimos anos. Um é o advento dos reality shows, que fazem de pessoas comuns celebridades admiradas. O outro, o anseio geral por uma melhor qualidade de vida.
"Todo mundo quer ver na propaganda algo a que se aspire, algo que se busque. Mas, quando esse algo fica muito distante, perde-se a sensação de que aquilo é alcançável", avalia Márcio Oliveira, diretor-geral de atendimento e operações da agência Lew, Lara, responsável pela publicidade da Natura.
No Brasil, 31% das mulheres estão total ou muito insatisfeitas com a aparência e só 9% se declaram contentes.
"Esse tipo de propaganda foi tão bem-aceito que virou assunto de conversa, de debates, de charges. Até por isso, interfere no padrão de beleza e tem o mérito da quebra de formato", elogia o publicitário Washington Olivetto.
Fonte: Revista Veja, por Lorena Peters