O Programa Novos Caminhos, criado em Santa Catarina em 2013 para oferecer saúde, educação e capacitação a crianças e jovens em serviços de acolhimento, já foi adotado por cinco estados. Outros 11 estão em processo de implementação. Amazonas, Alagoas, Bahia, Pará e Tocantins fazem parte dos estados que já implementaram o programa, enquanto Amapá, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso,
Com início em 2023, o processo de nacionalização começou no Amazonas. Se intensificou a partir de março de 2024, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por reconhecer a transformação na vida dos jovens, assinou resolução que aconselha que todos os estados do país adotem o programa.

Formar jovens em cursos profissionalizantes é uma das principais ações do programa (Ellen Ramos)
Fonte: FIESC
