Após ganhar a conta da Peugeot, em outubro de 2012, a agência Y&R recebeu a responsabilidade de criar a campanha de lançamento do Peugeot 208. “O objetivo era criar a melhor campanha da década para a empresa no Brasil e também o melhor comercial entre todos os carros da categoria de compactos”, revela Frederico Battaglia, diretor de Marketing da Peugeot.
Embora não terem divulgados os valores, os investimentos do anunciante foram altos na aposta do produto, já que líder de vendas da categoria no mercado europeu. O desenvolvimento do automóvel no Brasil consumiu um trabalho de três anos, que envolveu 780 pessoas nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e design e um aporte de R$ 800 milhões, parte dos R$ 3,7 bilhões injetados no país pela montadora para o período de 2010 a 2015.
Para gerar o impacto esperado desde o inicio, agência e cliente assumiram o risco de criar um comercial inusitado, onde o tema da campanha escolhido foi o clássico desenho animado Corrida Maluca, da Warner. O comercial que abre os trabalhos é uma superprodução, com direção de cena de um dos mais requisitados diretores do mundo, Antoine Bardou-Jacquet, da inglesa Partizan (produtora representada no Brasil pela Movie&Art), e que já faturou um Leão de Ouro em Cannes 2003 com o comercial “The Cog”, para o Honda Accord.
O filme apresenta o Peugeot 208 mostrando seu desempenho ao enfrentar a concorrência de adversários como os Irmãos Rocha e seu Carro de Pedra, a Quadrilha da Morte e o Carro à Prova de Balas, os Irmãos Pavor e seu Cupê Mal-Assombrado, o Barão Vermelho com sua Lata Voadora, Peter Perfeito e o Carrão Aerodinâmico, Sargento Bombarda e Meekley no Carro-Tanque e Dick Vigarista e Muttley na Máquina do Mal. No final o vencedor abre a porta do 208 para resgatar a famosa Penélope Charmosa, interpretada pela atriz Jessica Ellis. O toque de humor extra fica por conta de Muttley com sua famosa risada, que é deixado na estrada pelo casal.
O filme para TV aberta e fechada estreia hoje, quarta-feira (17/4), durante o intervalo do Jornal Nacional, e também poderá ser visto em versões de um minuto e meio para a internet. Será a grande largada da campanha rumo ao cumprimento das expectativas da Peugeot, que é a venda de 2,5 a 3 mil unidades por mês.
Confira o comercial na versão de 60 segundos: