Publicidade
Coluna Ozinil Martins | Quando a narrativa não resiste à realidade!
28 de Setembro de 2023

Coluna Ozinil Martins | Quando a narrativa não resiste à realidade!

"O Supremo derrubou o marco temporal e pode ter começado uma era de conflitos no campo"

Por Prof. Ozinil Martins de Souza 28 de Setembro de 2023 | Atualizado 28 de Setembro de 2023

Semana passada foi cheia de notícias impactantes no maior país do hemisfério Sul. O Supremo derrubou o marco temporal e pode ter começado uma era de conflitos no campo e, talvez, nas cidades; também iniciou a discussão sobre o aborto e sua legalização.

Tudo em relação a propriedade e a vida parece que serão relativizados; na Bahia, estado comandado pelo PT há 16 anos e com mais 4 de mandato pela frente, a violência explode e a polícia passa a ser fortemente criticada pelas mortes ocorridas e, para ficar só nas três notícias, o comentado discurso do Presidente na abertura da Assembleia Geral da ONU. Vou me ater a comentar alguns aspectos do discurso do Presidente Lula da Silva.

Publicidade

Importante reconhecer que o discurso foi um primoroso pronunciamento. O fato de limitarem o Presidente a um texto definido minimizou sua capacidade de complicar-se. O Presidente falou o que as pessoas de bom senso gostariam de ouvir; combater a fome e a miséria, terminar com os conflitos armados que fazem parte do dia-a-dia do planeta, gerar empregos em um mundo em que a Inteligência Artificial parece encarregar-se de eliminá-los, investir em Educação e preservar o meio-ambiente foram alguns dos temas abordados e que foram aparteados por aplausos em 7 vezes. Nada mais justo do que aplaudir propostas como as que foram explicitadas. Mas…

A realidade, que hoje vivemos, desmonta a narrativa apresentada na Assembleia Geral. O PT comandou o país por 16 anos e teve todas as possibilidades de eliminar/diminuir a pobreza que, infelizmente, só fez aumentar nos últimos anos. Há Estados no Brasil em que os usuários da ajuda governamental superam os trabalhadores com carteira assinada. O que foi feito, durante todo este tempo, para qualificar as pessoas para um mercado de trabalho que se moderniza e exige dos trabalhadores qualificações antes inimagináveis? Por 16 anos o orgulho estava em apontar o número das famílias beneficiadas. Preocupação com Educação e qualificação? Nenhuma!

Sim, a Educação é a porta de saída da miséria e da obtenção de dignidade que só o trabalho traz. Depender do governo, transitoriamente, é justo e necessário; depender do governo sempre, é vassalagem! Hoje o país é um produtor de pobres sem qualificação; de jovens que não sabem ler e escrever e, quando sabem, não entendem o que leram. Isto vale para universitários como os estudantes de medicina da Unisa – Universidade de Santo Amaro – que se masturbaram tendo como objeto as estudantes jogadoras de vôlei. Revolta da sociedade? Nenhuma, pois parece que isto não choca mais no país da impunidade.

Durante sua peroração o Presidente propôs a regulação dos aplicativos tendo Joe Biden como parceiro na empreitada; será que o Presidente Lula não sabe que o mercado de emprego menos regulado do mundo é o americano? Lá não tem legislação trabalhista nem Justiça do Trabalho. Lá vale o que foi pactuado entre empresas e sindicatos através do contrato coletivo de trabalho. Simples assim! Por isto o mercado reage prontamente aos solavancos da economia.

Algo é fato. Ficou notória, pelo descaso com que a Assembleia foi tratada que, ou a ONU se recria ou pode fechar as portas, pois sua importância, mostrada pelo próprio Lula, perdeu-se ao longo do tempo.

Foto:Freepik

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter