Com um enorme potencial, a IA pode ser facilitadora para marcas com a possibilidade de proporcionar experiências diferenciadas aos seus consumidores que estão cada vez mais exigentes. Porém, você tem ideia do impacto da Inteligência Artificial no marketing? Abordaremos mais sobre este assunto.
Mesmo que muitas empresas já tenham traçado um próprio caminho com jornada dedicada para cada tipo de cliente, não são todas que conseguiram conquistar o cliente em todas as etapas. Por isso, mostraremos neste artigo como a IA pode ser uma peça desta jornada utilizando plataformas e ferramentas.
O impacto da Inteligência Artificial no marketing vai além de produzir algo automático
A utilização da Inteligência Artificial no marketing para criar algo personalizado ao consumidor não é apenas a integração com uma ferramenta do segmento para proporcionar uma experiência se baseando em comportamento com a ideia de trazer maior engajamento para um determinado produto ou serviço.
O impacto da Inteligência Artificial no marketing é que estas ferramentas colocaram o consumidor no meio da grande jornada.
Para você entender melhor como tudo iria funcionar, separamos algumas plataformas que facilitam a criação da jornada do consumidor:
1 – Orquestração da jornada do cliente (CJO)
Estas plataformas deixam a marca mapear, automatizar e fazer a medição da jornada do cliente em diversos canais utilizando uma abordagem concentrada no consumidor, deixando que cada ação do cliente faça a condução da jornada fornecida.
2 – Realização do Gerenciamento de interação em tempo real (RTIM)
Com estas plataformas o compartilhamento é parecido com o CJO, porém, no dia a dia do marketing pode ser utilizado mais para dar uma maior visibilidade para a comunicação de um momento específico.
3 – Próxima melhor ação ou oferta
São plataformas que usam um modelo de propensão com orientação por Inteligência Artificial para dar a recomendação de produto, serviço, ação ou até mesmo uma promoção para o consumidor utilizando como base alguns critérios e a preferência daquele cliente.
A análise para chegar a estas conclusões acontece através de comportamentos do usuário da internet e compras feitas recentemente.
4 – Personalização de imagens e vídeos de forma personalizada com o intuito de criar uma experiência imersiva
A criação de uma experiência diferenciada de compra para o cliente já acontece em diversas plataformas e pode ser feita utilizando a combinação de aplicativos generativos de IA que auxiliarão na formulação de uma jornada personalizada para o consumidor.
Porém, nenhuma das plataformas que citamos acima funciona sozinha. Para ter o resultado esperado é necessário ter os dados dos clientes, CRM ou histórico de compras realizadas na internet. Então, sem um “cérebro”, por exemplo, a implementação pode não trazer o resultado esperado.
A comunicação com o cliente pode ser de qualquer forma: SMS, e-mail, rede social, dentre outros, mas para ter um alcance mais efetivo o ideal é ter uma interação com o consumidor em canais variados.
Por conta disso, podemos dizer que o maior impacto da Inteligência Artificial no marketing é que os consumidores quando vão procurar por uma já esperam experiências personalizadas. Além disso, a troca constante na jornada do consumo as empresas estão se adaptando para conquistar fidelidade de seus clientes oferecendo o que precisam, quando, onde e como anseiam.
Foto: Pixabay