O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul está em fase de desenvolvimento e já tem data prevista de finalização. Agora, reuniões setoriais são a próxima etapa do projeto.
Negócios ligados ao turismo e localizados dentro do território da Georrota podem se candidatar por meio do edital: https://forms.gle/aL9PtTEvzfjgQLTN7.
Foram criadas equipes com foco na elaboração de estratégias para os diferentes pilares da Georrota: Gestão; Infraestrutura; Produtos e Serviços Turísticos; Promoção e Marketing; e Sustentabilidade. A próxima reunião será realizada em julho.
Na última semana, a equipe se reuniu no primeiro workshop de planejamento da Georrota. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Praia Grande e reuniu 88 pessoas, entre elas, representantes dos sete municípios do território, lideranças do Sebrae/SC e integrantes da equipe técnica do Geoparque.
Juliana Ghizzo, gestora de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC frisa que, “Nós estamos roteirizando. Essa foi a segunda etapa da roteirização, em que formamos grupos de trabalho para focar em cada eixo importante do turismo e sustentabilidade da Georrota”.
Destino turístico
Na primeira reunião, o objetivo foi diagnosticar pontos a serem aprimorados no destino turístico. Para isso, foram criados grupos de trabalho específicos para cada setor. A última fase será para aplicar a roteirização em geral. Com um produto internacional e de características únicas no mundo, o projeto turístico do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul deve ser finalizado até 2025.
O presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul e prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), foi quem realizou a abertura do evento. Conduzido por consultores do Sebrae/SC, o encontro apresentou atividades práticas que incentivaram reflexões sobre o futuro turismo na região e os atrativos de cada município.
A roteirização é uma estratégia para o desenvolvimento turístico desses municípios que integram o geoparque. As cidades de Morro Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Praia Grande, no Extremo Sul catarinense, além de Torres, Mampituba e Cambará, no Litoral Norte e Serra gaúcha, participam da iniciativa.
Workshops devem durar 3 anos
O workshop é uma das etapas do projeto realizado pelo Sebrae/SC, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, que será executado ao longo de três anos. O objetivo do encontro é posicionar o local como um destino de Geoturismo referência no país, promovendo o turismo sustentável e desenvolvendo a cadeia produtiva do setor.
Aproximadamente R$ 3,2 milhões serão investidos no projeto. Além do Sebrae/SC, que é responsável pela maior parte da entrega, as prefeituras e o setor privado também auxiliam na alocação de recursos.