26/06/08
Prêmio vai para as marcas mais lembradas pelos catarinenses
Emerson Gasperin
A 14ª versão do Prêmio Top of Mind em Santa Catarina será realizada nesta quinta-feira, quando o jornal A Notícia, em parceria com o Instituto Mapa premiará os produtos, serviços e personalidades mais lembrados pelo consumidor catarinense em 31 categorias. A cerimônia acontece no auditório da Fiesc, em Florianópolis, a partir das 19 horas.
Três novas categorias
Neste ano foram incluídas as categorias Desportista Catarinense, Artista Catarinense e Empresa Catarinense com Responsabilidade Ambiental. Além das marcas mais lembradas em âmbito estadual, serão premiadas também as que se obtiveram melhores índices nas regiões Grande Florianópolis, Norte, Oeste, Sul, Planalto e Vale do Itajaí.
Segundo o diretor geral de A Notícia, Luiz Cardoso, a iniciativa surgiu da idéia de destacar as marcas mais prestigiadas entre o consumidor catarinense. ???São marcas, empresas e produtos ??? do Estado ou de fora ??? que fazem uma gestão eficiente e utilizam as ferramentas do marketing, sobretudo a propaganda, com muita competência. Com isso, conseguem ser mais lembradas pelo exigente consumidor catarinense, e já devem ser, ou estão a caminho, de liderar a preferência também na hora da compra???, destaca Cardoso.
Para chegar aos resultados, a pesquisa efetuada pelo Instituto Mapa baseia-se na lembrança espontânea mediante a pergunta básica: ???Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em…????. A amostra geral engloba 2,4 mil entrevistas, com pessoas de todas as classes sociais, residentes nas regiões urbanas de 24 municípios catarinenses. ???Normalmente, as marcas mais lembradas são também as dos produtos mais comercializados, com preços acima dos concorrentes, o que gera maior rentabilidade às suas empresas???, explica o executivo.
Como vem acontecendo desde 1995, os resultados causam impacto nas empresas, agências de publicidade e veículos de comunicação. As vencedoras utilizam um selo fornecido pela organização do Top of Mind em sua comunicação, agregando ainda mais valor às suas marcas. ???Também passam a ser diferenciadas entre a comunidade empresarial catarinense, as comunidades onde atual e os fornecedores, elevando a auto-estima de seus colaboradores???, completa Cardoso.
CATEGORIAS
Refrigerante, água mineral, leite, arroz, macarrão/massa, frango, supermercado, pisos e revestimentos, farmácia, plano de saúde, lojas de calçados, grande loja de departamentos, loja de eletrodomésticos e eletrônicos, loja de material para construção, construtora de imóveis, hotel em Santa Catarina, shopping center, revenda de moto, revenda de automóveis, companhia de telefonia celular, empresa de vigilância e segurança, curso pré-vestibular, livraria, universidade, time de futebol de Santa Catarina, cidade turística de Santa Catarina, grande empresa da indústria de Santa Catarina, grande empresa do comércio de Santa Catarina.
