27/06/08
WEG, de Jaraguá do Sul, ficou em primeiro lugar
Uma pesquisa coordenada pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc) mostrou que a WEG é a empresa catarinense mais admirada por gerentes, diretores e funcionários das áreas administrativas e de produção de empresas de todo o estado. A WEG recebeu 27% de um total de 1.036 votos. A pesquisa foi feita diretamente junto a alunos dos MBAs da Fundação Getulio Vargas coordenados pela Sociesc em Blumenau, Itajaí e Florianópolis.
Também foram aplicados questionários eletrônicos por meio da internet. Votaram profissionais ligados a 824 empresas, residentes em 129 cidades diferentes. Eles ocupam cargos nas áreas de administração e produção, atuando como analistas, gerentes, diretores, supervisores, coordenadores, técnicos e autônomos. Dez empresas receberam juntas 638 votos (cerca de 63% do total). São elas: WEG, com 27% dos votos, Tigre (7%), Sadia (5%), Bunge Alimentos (4,9%), Malwee (4%), Hering (3,9%), Embraco (3,0%), Perdigão (2,9%), Datasul (2%) e Dudalina (1,9%).
Qualidade é item mais admirado
De acordo com a pesquisa, a qualidade dos produtos das empresas catarinenses é o maior motivo de admiração, sendo citada por 39% dos votantes. Em seguida, vem a força das marcas, citada citadas por 35%. A responsabilidade social é o terceiro item mais admirado nas empresas catarinenses, com 13%. Cerca de outros 13% dos votantes apontaram itens diversos, como apoio aos funcionários, investimentos em pesquisas, prestígio internacional, inovação e gestão estratégica.
???A pesquisa é abrangente e qualificada, por envolver profissionais efetivamente ligados ao mercado catarinense, muitos deles ocupantes de cargos de gerencia, direção e supervisão???, assinala Fábio Alcântara, diretor da Sociesc, instituição responsável pela coordenação dos MBAs da Fundação Getulio Vargas nas principais cidades catarinenses.
???Os resultados mostram que os investimentos das empresas catarinenses em processos de gestão e na busca pela excelência vêm sendo reconhecidos. A votação demonstra que o público corporativo aprova a atuação de nossas grandes empresas, que servem de exemplo para que as demais também procurem trilhar os mesmos caminhos rumo ao sucesso???, assinala Alcântara.
