Série de reportagens do jornal paranaense Gazeta do Povo vence categoria Regional Sul do Prêmio Esso
14 de Novembro de 2013

Série de reportagens do jornal paranaense Gazeta do Povo vence categoria Regional Sul do Prêmio Esso

Publicidade

O jornal Gazeta do Povo, do Paraná, venceu o Prêmio Esso 2013 na categoria Regional Sul com a série de reportagens “Crime sem Castigo”, de Rogério Waldrigues Galindo, Bruna Maestri Walter, José Marcos Lopes e Rosana Félix. Os jornalistas analisaram mais de 145 mil páginas de mil inquéritos policiais de assassinatos ocorridos em Curitiba, entre 2010 e 2013, para a reportagem. Na mesma categoria do prêmio Esso concorria também outra série de reportagem da Gazeta do Povo: Órfãos da Seca, do jornalista Mauri König.

Publicada entre 4 e 12 de agosto de 2013, a série expôs um grave problema de impunidade no Paraná. De acordo com Maria Sandra Gonçalves, diretora de Redação da Gazeta do Povo, as matérias revelaram a situação cruel que o estado vive e o trabalho desenvolvido pelo jornal cumpre a missão do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), do qual a Gazeta do Povo faz parte, de desenvolver o Paraná e sua gente.

Publicidade

A equipe de jornalistas construiu, em 1 ano e meio de trabalho, um banco de dados montado a partir de inquéritos da Polícia Civil e de informações do Poder Judiciário. Para Sandra Gonçalves, esse reconhecimento mostra que o jornalismo de dados tem se revelado uma grande fonte de pautas. “É importante que os jornalistas aprendam a avaliar, analisem dados e cruzem as informações”, acrescenta.

Em 2010, a Gazeta do Povo e a RPC TV, veículos do GRPCOM, conquistaram a principal categoria do Prêmio Esso com a série de reportagens Diários Secretos.

crime_sem_castigo_site

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter