
A série exibida dentro do Jornal do Meio-Dia tratou sobre o crescimento dos casos de pessoas infectadas com o vírus da Aids, o mapa da doença em Santa Catarina, o ranking das cidades catarinenses, o crescimento do vírus em mulheres, jovens, crianças e idosos e a transmissão vertical, adquirida ainda no ventre em fase de gestação.
A seleção dos trabalhos vencedores entre os finalistas foi realizada pela comissão julgadora formada pelos médicos da Unimed Edson Campos e Álvaro Koenig e pelos jornalistas Ana Raquel Merighi (TV Rede Paulista, Jundiaí/SP), Diogo Massaine Sponchiato, (Revista Saúde, São Paulo) e Verônica Garcia Cobas (Editora de Publicações Científicas, do Rio de Janeiro). No total, fora 178 trabalhos inscritos.
O Prêmio de Jornalismo Unimed SC é promovido pela Federação e pelas 22 cooperativas Unimed de Santa Catarina com o objetivo de valorizar e estimular o tema Saúde na pauta dos veículos catarinenses. Em doze anos de existência do prêmio, mais de 1.500 produções foram inscritas, com reportagens ressaltando a importância da prevenção e de atitudes de qualidade de vida que proporcionam uma vida saudável, além de denúncias que servem de alerta sobre práticas de saúde no estado.
