Produção brasileira de TVs no ano passado cresceu 6%

12 de Abril de 2019

As Smart TVs ficaram com produção de 9,741 milhões de unidades

 

Os números de fechamento do ano passado, referentes à produção de televisores no Brasil, foram divulgados e representaram crescimento de 6% em relação ao total de 2017. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), foram produzidos 12,074 milhões de unidades, contra 11,374 milhões de 2017. “É um resultado abaixo do previsto, mas satisfatório diante de um ano em que todo o setor passou por enormes dificuldades, como a greve dos caminhoneiros, o tabelamento do frete, a alta de matérias-primas, além das incertezas do consumidor diante de um ambiente político e econômico instáveis”, destacou José Jorge do Nascimento, presidente da Eletros.

Especificamente sobre os televisores, ele explicou que as estimativas iniciais eram de 12,5 milhões de unidades: “Temos de lembrar que era o ano da Copa do Mundo, quando sazonalmente sempre se vende grande volume de TVs”. No todo, a indústria de eletrodomésticos e de eletroeletrônicos representa 3,34% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria. A ELETROS, por meio de seus 31 associados, emprega 150 mil pessoas.

No ano passado, as TVs de 45 polegadas representaram 72,3% do total e acima de 45” ficaram com 27,7%. Só as TVs de 32 polegadas ficaram com 41,8% do total. As Smart TVs ficaram com produção de 9,741 milhões de unidades ou 85,0% de participação. Em 2017 esses números ficaram em 8,452 milhões e 74,3%, respectivamente. Em janeiro de 2019, de acordo com a ELETROS, foram produzidas 626 mil unidades de TVs e a expectativa do presidente da entidade, José Jorge do Nascimento, é fechar o ano com cerca de 12 milhões de unidades. “O setor por nós representado, como um todo, deve ter crescimento entre 5% e 10%”.

As principais fabricantes mundiais de televisores estão instaladas no Brasil, especificamente no Polo Industrial de Manaus, com investimentos maciços e constantes em processos fabris com alta tecnologia, produzindo produtos inovadores e acompanhando os lançamentos globais de novos modelos. Todas as empresas que fabricam televisores no Brasil são associadas Eletros.