Prazo para entrega do Imposto de Renda termina dia 30

25 de Abril de 2019

14 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento à Receita

 

Faltando menos de uma semana para o final do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2019, em torno de 14 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento à Receita. Até o momento o governo recebeu em torno de 16,5 milhões de declarações das pessoas físicas. Cabe lembrar que o atraso na entrega acarreta em multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.

O prazo final é, portanto, dia 30 de abril e não será prorrogado, como vem ocorrendo todos os anos. De acordo com Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, é importante ressaltar que é mais fácil e seguro fazer a declaração de Imposto de Renda com um certificado digital pessoa física, ou e-CPF.

De acordo com Balassiano, o certificado digital oferece a praticidade de validar o acesso ao ambiente seguro da Receita e permite escolher as formas de transmitir as informações. “Você terá menor chance de erros no preenchimento e pode baixar uma declaração pré-preenchida, e só conferir e/ou completar os dados vinculados ao seu CPF que o governo já recebeu. Se já procedeu à entrega e verificou haver um erro, com a Certificação Digital é simples, basta fazer uma declaração retificadora.”

No link a seguir, um passo a passo feito pela Serasa Experian para ajudar na declaração do Imposto de Renda https://www.youtube.com/watch?v=F0GjdxSE22E .