Publicidade
MEIs começam a mandar dados para o eSocial
22 de Abril de 2019

MEIs começam a mandar dados para o eSocial

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O calendário de implantação do eSocial segue e agora chegou a vez dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Desde hoje, dia 16, está disponível para essa classe de empresários o acesso ao módulo simplificado do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O eSocial foi implantado pelo governo com o sentido de facilitar a vida de empresas e empregados e tornar mais fácil e ágil o acesso às informações sobre as ocorrências de trabalhadores.

Esta etapa é facultativa, somente estarão disponíveis os formulários para cadastramento dos dados do MEI e do empregado. Mas, de acordo com Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, é importante a todos os empreendedores o acesso ao sistema, a partir de um certificado digital válido, até para permitir seguir crescendo e fornecendo para grandes empresas. “Para ser fornecedor de grandes grupos, mesmo um MEI precisa emitir nota fiscal eletrônica, por isso precisa adquirir um certificado digital, que funciona, também, como uma forma de expansão das possibilidades de novos negócios”.

Publicidade

Em julho, os empreendedores poderão cadastrar de forma facultativa ainda informações da folha de pagamento. O cadastro obrigatório passará a vigorar em outubro. Há no momento 8 milhões de MEIs no País e estima-se em 150 mil o número de trabalhadores formalizados nessas empresas.

 

Publicidade