Publicidade
Café Maestro Produções lança álbum “Estações” com baterista Robertinho Silva e Carlinhos Ribeiro
27 de Março de 2019

Café Maestro Produções lança álbum “Estações” com baterista Robertinho Silva e Carlinhos Ribeiro

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

 

Atuando há 10 anos no mercado fonográfico e audiovisual catarinense, a Café Maestro Produções iniciou uma nova empreitada em 2018. Estabelecendo parcerias com artistas da região, a produtora vem investindo em trabalhos autorais que considera importantes para a música brasileira. O primeiro fruto desse trabalho é o álbum “Estações”, uma parceria entre o percussionista catarinense Carlinhos Ribeiro e o renomado músico Robertinho Silva.

Publicidade

O carioca Robertinho Silva sempre foi referência máxima para Carlinhos Ribeiro e ocupa lugar cativo no panteão dos músicos brasileiros. Foi baterista de Milton Nascimento por mais de 25 anos, acompanhou Gilberto Gil, Chico Buarque, Tom Jobim, João Bosco e diversos outros grandes nomes da música nacional, além de artistas internacionais como Wayne Shorter.

Carlinhos é natural de Santos (SP), mas vive desde muito cedo em Porto Belo (SC). É percussionista do grupo cultural Sarau Afro-açoriano e das bandas Música Orgânica, Uniclãs e Trio Forró Brasil. Com uma carreira de aproximadamente vinte anos, já participou de diversos projetos de música instrumental, latina e brasileira, circulando com turnês pelo Brasil, pela Argentina e pela Europa.

A amizade entre os percussionistas iniciou em 2003, quando Robertinho Silva ministrou uma das oficinas do Festival de Música de Itajaí. Desde então, os músicos vinham articulando um trabalho em parceria, porém só em 2018 o projeto foi concretizado, a convite do produtor Marcelo Cássio. “Há anos venho conversando com Carlinhos sobre suas composições e sobre o desejo dele de gravar com Robertinho Silva. Quando vi que Robertinho viria ao Festival de Música de Itajaí novamente em 2018, já falei ao Carlinhos: ‘vamos aproveitar para gravar o álbum?’. A partir daí, foi só alegria. Robertinho contagiou a todos no estúdio com seu bom humor. O resultado ficou incrível, muita musicalidade e suingue. Estou muito feliz por ter contribuído para eternizar esse trabalho”, relata Marcelo.

 

Composto por nove faixas, “Estações” é um trabalho que traz uma mescla rica de ritmos e de criações percussivas, possibilitada pela infinidade de instrumentos musicais utilizados pelos músicos. “Nesse trabalho coloquei a bateria em segundo plano, me dedicando à percussão brasileira e à diversidade rítmica do Brasil. Estou explorando coisas que a bateria não permite. A parceria com Carlinhos me deixou muito feliz, pois ele é um cara muito criativo. Então somamos a criatividade dele às coisas que eu faço já há bastante tempo. Esse nosso trabalho é encantador, vamos longe com ele”, assegura Robertinho.

A ideia dos músicos nas composições é retratar as quatro estações do ano, passeando por elementos, sentimentos e sons inerentes a cada uma delas. A criatividade que transborda da mente e das mãos de Robertinho Silva e Carlinhos Ribeiro, porém, não permite que roteiros com limites muito definidos sejam seguidos à risca, algo que resultou em uma grande fluidez musical. “Iniciativas como essa de trazer a percussão como carro-chefe, para mostrar um outro lado dela, têm aparecido nos últimos tempos. O Robertinho vem desenvolvendo esse trabalho com diversos músicos, ele é um dos precursores dessa linguagem”, comenta Carlinhos Ribeiro.

O disco tem ainda a participação do acordeonista Bebe Kramer, da cantora Adri Benvenuti e dos músicos André de Miranda e Cezinha Silva, parceiros de Carlinhos Ribeiro em outros projetos.

“Estações” foi lançado nas principais plataformas digitais do mundo no dia 21 de março de 2019 pelo selo catarinense Café Maestro. 

Ouça pelo Spotify

Publicidade
Publicidade