Pela primeira vez na história o uso do Facebook apresenta declínio. Uma pesquisa realizada pela Edison Research e Triton Digital revelou que a porcentagem de americanos com 12 anos ou mais caiu para 62% neste ano – a primeira queda em uma década.
A eMarketer previu uma queda no número de usuários da rede social de 12-17 anos e 18-24 neste ano, pela primeira vez. De acordo com a empresa, nem todos os 2 milhões de americanos com idades menores de 24 anos que abandoranem o Facebook irão migrar para o Instagram. E é esperado que o Snapchat ganhe mais usuários com 12-24 anos e continue a superar o Instagram nesse processo demográfico, apesar de ter menos usuários em geral.
Segundo o MarketingCharts, o Snapchat tem uma inclinação menor em sua audiência do que o Instagram. Pessoas entre 18-24 anos de idade, representam quase um quarto (23,7%) do público adulto do Snapchat (18+), em comparação com 18,5% do público adulto do Instagram. Já o Facebook possui apenas 14,7% da audiência adulta nos EUA tem de 18 a 24 anos.
A queda no Facebook não aparece apenas em estudos ou previsões. No relatório da empresa do fim do ano de 2017, o Facebook reportou 184 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos e Canadá, um milhão a menos que o apresentado no relarório anterior. Confira aqui.
Essa foi a primeira vez que a rede social teve um declínio no número de acessos.