Transformação digital intensifica-se nos serviços oferecidos por estados e municípios

11 de Janeiro de 2021

Influência da tecnologia na adoção do trabalho remoto por órgãos públicos facilita o atendimento à população e gestão dos processos internos

Os governos estaduais e municipais brasileiros estão cada vez mais oferecendo serviços virtuais para a população. É o que mostra um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em dezembro de 2020. Segundo o estudo, 97% das cidades têm portais onde o cidadão pode solicitar serviços públicos, como agendamento de consultas, informações sobre licitações, emissão de certidões negativas e acesso aos diários oficiais, legislação e finanças públicas.

Para o CEO da GOVBR - empresa de tecnologia presente em mais de 600 órgãos públicos do país -, Marcelo Lima, o uso da tecnologia pode gerar muitos benefícios ao gestor público. "Entre eles estão a segurança na tomada de decisões, transparência, simplificação de processos e otimização de recursos. A tecnologia vem para facilitar todos esses processos. Precisamos fazer com que essa percepção seja cada vez mais adotada por gestores públicos, uma vez que também facilita o dia a dia do cidadão”, destaca o empresário.

Essa transformação digital se intensificou com a pandemia, quando órgãos públicos implementaram o modelo de trabalho remoto, adotando ferramentas que facilitassem o atendimento à população e gestão dos processos internos. E a GOVBR teve grande participação nesse processo.

“Nós liberamos para prefeituras parceiras da empresa, por exemplo, o CIDADE MOB, uma ferramenta que permite que os cidadãos façam ou solicitem uma série de tarefas pela internet, como abertura, consulta e tramitação de processos, licenciamentos ambientais, contratos, aditivos e empenhos, emissão de guias para pagamento de tributos, consulta de crédito da NFS, como também emissão de certidões, alvarás e consulta de autenticidade, entre outros”, explica o diretor executivo da GOVBR, Jeferson Silva.

Também foi criada uma sessão específica sobre o coronavírus, com informações sobre a transmissão do vírus e dados que permitem ao cidadão o acompanhamento de casos no município, através de gráficos que mostram a evolução da doença. “Com essa iniciativa nós estamos contribuindo para um Brasil melhor, pois essas soluções proporcionam os meios para as cidades manterem os serviços públicos em funcionamento com toda a segurança para seus agentes públicos e população, visto que esses processos são executados de forma remota, tanto pelo seus celulares como em nuvem, evitando que as pessoas saiam de suas casas”, ressala Jeferson Silva.

Já o Portal de Serviços, outra novidade anunciada pela GOVBR, busca democratizar o acesso aos serviços dos municípios e agilizar etapas na prestação de serviços através do seu detalhamento. "Com informações claras e precisas, o município oferecerá mais autonomia ao cidadão, que pode escolher o momento mais adequado para fazer suas consultas e solicitações. Tarefas simples como consultar débitos ou emitir certidões se tornam muito mais fáceis para todos os envolvidos no processo. Tudo com segurança e confiabilidade”, afirma a analista de negócios da empresa, Marisandra Modelski.

Saiba mais sobre a GOVBR aqui.

Notícias Relacionadas