A tecnologia pode ajudar os pequenos negócios? Evento online ensina como

05 de Julho de 2019

Promovida pelo Sebrae/SC, 2ª Semana da Transformação Digital mostra como a presença digital permite aos empreendedores aumentar a competitividade, vender mais e crescer

 

Para quem está pouco familiarizado com o assunto, falar sobre “transformação digital” pode causar desconforto. A tecnologia, muitas vezes, parece ser inacessível para os negócios de pequeno porte. Mas um evento online e gratuito promovido pelo Sebrae/SC, com o Portal  NSC Total e o TransformaçãoDigital.com, pretende mostrar exatamente o contrário. Durante a 2ª Semana da Transformação Digital, o objetivo é apresentar como as micro e pequenas empresas também podem se valer das ferramentas digitais para aumentar a competitividade e crescer.

A 2ª Semana da Transformação Digital começa na próxima segunda-feira (8) e segue até sexta (12). Com um webinar por noite, sempre a partir das 19h, os participantes vão aprender sobre novas formas de vender seus produtos e o que muda na gestão das empresas com a transformação digital. As inscrições podem ser feitas aqui.

“A primeira ação de quem está interessado em comprar alguma coisa é fazer uma busca na internet. Não ter um site é quase como não existir atualmente”, diz Luiz D’Elboux, diretor de marketing da HostGator e um dos palestrantes da 2ª Semana da Transformação Digital. O executivo - que participará do webinar “Presença digital: Saiba como atrair mais clientes e fechar negócios”, na noite de segunda-feira - ressalta que um site, além de ser uma vitrine para um pequeno negócio, é também um importante canal de comunicação, relacionamento e atração de novos clientes. 

Mesmo que pareça evidente a importância da presença digital, muitos empreendedores ainda estão só no início dessa jornada. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae com donos de pequenos negócios indica que apenas 27% possuem uma página na internet - em Santa Catarina, o percentual é de 35%. Entre os mais de 6.000 entrevistados, 40% afirmam que suas empresas têm uma página no Facebook. O percentual chega a 54% no estado catarinense, que tem o resultado mais alto do Brasil. Santa Catarina também lidera no uso do WhatsApp pelos empreendedores para se comunicarem com seus clientes, com 81%, contra média nacional de 72%.

“A transformação digital é uma realidade no país e os empresários precisam estar atentos às novidades para pensar de maneira estratégica no desenvolvimento do negócio”, afirma o gerente de inovação e empreendedorismo do Sebrae/SC, Jefferson Reis Bueno. D’Elboux, da HostGator, ressalta que ações simples e com um custo baixo podem alavancar os resultados de uma pequena empresa rapidamente. “Existem ferramentas que asseguram presença digital mesmo para quem não tem conhecimento sobre desenvolvimento ou design. Elas atuam em favor dos empreendedores de pequenos negócios”, diz.

Programação da 2ª Semana da Transformação Digital

08/07 - Presença digital: Saiba como atrair mais clientes e fechar negócios

09/07 - Tudo sobre redes sociais: O que você precisa saber para montar a estratégia da sua marca

10/07 - Solidificando o relacionamento com clientes: Como engajar e fidelizar o seu público

11/07 - O que muda na gestão das empresas com a transformação digital

12/07 - Novas formas de vender o seu produto: Como a transformação digital mudou o mercado