Startup catarinense desenvolve ferramenta para combater a Covid-19 em pontos turísticos
31 de Março de 2020

Startup catarinense desenvolve ferramenta para combater a Covid-19 em pontos turísticos

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Smart Tour, startup de Florianópolis que cria rotas turísticas através de internet das coisas (IoT), disponibilizou sua plataforma no combate à Covid-19. Assim, além de monitorar os pontos turísticos do Estado, a empresa passou também a identificar aglomeração com mais de cinco pessoas simultaneamente no local ou com idade acima de 60 anos. A notificação chega aos usuários do aplicativo com informações sobre prevenção e a recomendação de respeitarem o isolamento social.

A ideia de viabilizar a ferramenta surgiu após uma análise de como está se comportando o turismo na Europa. A startup atualmente está sediada em Aveiro, Portugal, onde a tendência é que o fluxo de turistas retorne antes que no Brasil.

Publicidade

Na Capital de SC, por exemplo, os alertas já começaram a ser emitidos nos 100 locais monitorados pela startup, como Ponte Hercílio Luz, Mercado Público, Centro Histórico, praias, Lagoa da Conceição, entre outros.

“Estamos adaptando a Smart Tour para a volta, ainda que gradual, do turismo em Portugal. Os destinos precisam de soluções para esse retorno, e nós apenas adaptamos para esta fase que estamos vivendo no Brasil, onde toda informação é bem-vinda. Às vezes as pessoas nem se dão conta que estão aglomeradas, porque sempre estivemos próximos uns dos outros, então apenas lembramos que neste momento o ideal é ficar em casa, evitando a propagação do vírus”, conta Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour.

Publicidade
Publicidade