Softplan lança nova rodada de capacitação gratuita em Java, React e C# em parceria com a Codenation

19 de Setembro de 2019

Realizadas em Florianópolis, as edições do projeto AceleraDev vão selecionar e qualificar 36 pessoas, entre internos e externos

 

Uma das maiores desenvolvedoras de software do Brasil, a Softplan lançou em setembro mais uma rodada de treinamentos com foco em diferentes linguagens de programação e frameworks — Java, React e C# — que fazem parte do programa de capacitação presencial AceleraDev, promovido pela Codenation. A iniciativa, que será realizada em Florianópolis, oferece 36 vagas para estudantes e profissionais, com bolsas de estudo integrais e chances de contratação para os participantes que tiverem maior destaque no decorrer do curso. As pessoas interessadas podem se inscrever até 29 de setembro pelo site https://www.codenation.dev/. Cada turma terá 12 vagas, e as aulas presenciais acontecerão aos sábados, das 9h às 18h, entre 12/10 e 14/12, sendo que o evento de encerramento do AceleraDev (quando os participantes apresentam seus projetos) acontecerá em 17/12.

Referência no ecossistema de TI do Brasil, a Softplan está há 29 anos no mercado desenvolvendo soluções para transformação digital de setores importantes da economia brasileira: gestão pública, justiça, saúde e indústria da construção. Possui mais de 1,9 mil colaboradores e está entre as 20 grandes empresas do país consideradas as melhores para se trabalhar, de acordo com o ranking promovido em 2018 pela organização Great Place To Work (GPTW). A companhia promove iniciativas para capacitar novos profissionais, a fim de atender gargalos na contratação no setor de tecnologia, um dos que mais cresce em todo o Brasil e cuja expansão será 10,5% superior em comparação a 2018, de acordo com levantamento da IDC Brasil divulgado no primeiro semestre deste ano.

“As soluções de software modernas envolvem novas abordagens como microsserviços, Single Page Web Applications e containers, rodando de forma enxuta, performática e escalável. Isso requer uma forma diferente de se pensar e programar - mesmo em plataformas tradicionais como Java e C#. Cursos tradicionais são voltados a frameworks para sistemas monolíticos, o que retarda em muito o onboarding de novos profissionais na Softplan”, diz Marcio Marchini, Chief Architect (arquiteto-chefe) da Softplan. Ele acredita que, por meio de cursos com conteúdo de ponta, em sincronia com as dores das empresas modernas e alinhadas com plataforma cloud, “será possível acelerar o onboarding e o fit cultural dos novos talentos que chegam com sede de aprendizado e dispostos a fazer a diferença”. 

Como a capacitação funciona?
“Durante o curso, a turma terá que solucionar desafios individuais de programação e trabalhar em um projeto em equipe, que será apresentado no demoday. Outra parte importante do programa é o contato com profissionais que já atuam no mercado de tecnologia, que prestarão apoio à turma por meio de tutorias e mentorias exclusivas", conta Eduardo Varela, CEO da Codenation. A escolha dos participantes começa com o desafio de inscrição na plataforma da startup, no qual é necessário atingir bons resultados para passar à próxima fase. Nesse segundo momento, a equipe da Codenation realiza uma entrevista individual para alinhar expectativas sobre a capacitação e verificar soft skills (habilidades comportamentais). Após essas etapas, 36 pessoas serão selecionadas para o treinamento imersivo alinhado à realidade do mercado de trabalho. Em Florianópolis já foram realizadas outras acelerações apoiadas pelas empresas Loadsmart, Neoway e RD — que aceleraram cerca de 50 pessoas.