Simplus completa três anos e se consolida como fonte de conteúdo digital de produtos no mercado de varejo

11 de Outubro de 2018

São milhares de produtos disponíveis na plataforma Simplus com imagens e informações que são acessadas por centenas de varejos

A empresa de tecnologia da informação Simplus completa três anos de atividades se consolida no mercado de varejo com diversos produtos de mais de mil fornecedores de pequeno, médio e grande porte. Com crescimento significativo ao longo desses três anos, a plataforma passou a atender aproximadamente 400 varejos brasileiros de 20 estados e Distrito Federal, além de estar presente em todo país através das grandes redes, como Carrefour e Multivarejo, que é detentor das marcas Pão de Açúcar, Extra, Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra. Neste ano, o processo também começou a ser implementado em varejos farmacêuticos, com a entrada das redes Pague Menos, Drogaria Araújo, Drogasmil e Grupo Clamed.

Maior fonte de conteúdo digital de produtos acessada pelo varejo brasileiro, a plataforma Simplus reúne o portfólio de mais de mil fornecedores de pequeno, médio e grande porte, como P&G, Coca-Cola, Reckitt Benckiser, Pepsico, Grupo Bimbo, Heineken, 3M, entre outros. Líder mundial de bens de consumo, a Unilever está disponibilizando o portfólio completo com mais de 2.000 itens na plataforma, que também foi usada para o lançamento de 110 produtos da marca. O mesmo processo está sendo realizado pela M. Dias Branco, que vai publicar o mix completo de 400 itens na central de informações e imagens Simplus.

O novo processo de gestão de informações e imagens de produtos implantado pela Simplus tem como objetivo atender a demanda crescente dos consumidores e varejos por conteúdo completo, abrangente, de qualidade e atualizado. A metodologia foi inspirada em modelos europeus e americanos e adaptada para a realidade do mercado brasileiro com o intuito de dar mais eficiência a processos comerciais, logísticos, fiscais, entre outros. Apesar de estar comemorando três anos, os estudos e desenvolvimentos começaram há cinco anos.

Para garantir qualidade e completude das informações, a Simplus desenvolveu um processo exclusivo de captação, validação, manutenção e distribuição do conteúdo digital dos bens de consumo. Tudo começa com o envio de amostras físicas e fichas técnicas para a Simplus, onde é realizada a captação de informações técnicas, logísticas e fiscais, e a produção e o tratamento das imagens. Cada produto publicado na plataforma conta, em média, com 160 informações dependendo da categoria, enquanto uma ficha de cadastro comum reúne pouco mais de 30 atributos.

Mesmo na era digital, preencher fichas de produtos manualmente fazia parte da rotina de fornecedores. Com a Simplus, esse processo passou a ser realizado de forma automática, o que gerou um aumento na produtividade dos times de vendas e agilidade nos processos comerciais, uma vez que o preenchimento via plataforma é feito em poucos segundos evitando erros de digitação ou informações imprecisas. As fichas são necessárias para as operações comerciais sempre que um produto novo é cadastrado no varejo ou passa por atualizações.

Implantada no mercado brasileiro em outubro de 2015, a Central de Informações e Imagens de Produtos Simplus já apresentou novidades importantes, como lançamento da API Aberta e a geração automática de fichas em 2017. Mas, foi em 2018 que a plataforma recebeu inovações extremamente significativas, como o uso de inteligência artificial para captura de dados, agregou função de gestão e distribuição dos dados comerciais, mapeamento de categorias e envio de notificações automáticas de lançamentos, atualizações e inativações.

Uma das funções mais esperadas para a 2019 é a evolução do conversor de imagens e do gerador de descrições (PDM). Em longo prazo, o planejamento também contempla o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis e a evolução para uma plataforma de geração dede negócios entre indústrias e varejos.

Veja como funciona:

equipe da simplus trabalhando nos computadores