Em meio à crise da COVID-19, o Social Good Brasil (SGB), como organização socialprecursora no Brasil do uso de tecnologia e dados para o bem, compreendeu queessa seria a sua prioridade de atuação: contribuir com a resolução dos problemasque crises como esta amplificam na Era digital.
De março até junho, o SGB desenvolveu um trabalho voluntário intersetorial que permitiu que SC tenha dados e evidências para apoiar o combate e controle do COVID-19 - conheça melhor o case.
Após 90 dias e a entrega de 7 produtos de inteligência de dados para apoiar os 295 municípios do estado, a organização deu foco ao seu objetivo desde o início deste trabalho:como contrapartida de seu trabalho gratuito e voluntário oferecer os produtos em uma Sala de Situação Digital aberta à sociedade, buscando gerar mais transparência e empoderar os cidadão por meio dos dados gerados na pandemia do COVID-19.
Sala de Situação Digital aberta à sociedade, fortalecendo a transparência
No dia 21 de julho (terça-feira), o SGB lança a Sala de Situação Data for Good (de dados para o bem), um ambiente virtual que tem como missão abrir publicamente produtos e soluções em que a inteligência de dados é utilizada para auxiliar na resolução de problemas sociais complexos e dar a maior transparência possível à sociedade.
Na Sala de Situação Digital (SSD), o acesso a produtos de dados está disponível, contendo explicações didáticas sobre como os cidadãos podem usar, interagir e analisar os dados. Nela, os cidadãos vão encontrar produtos de dados que mostram a situação da pandemia em Santa Catarina, o que aconteceu, o que está acontecendo e projeções do que poderá acontecer por meio de produtos de inteligência de dados descritivos e preditivos.
A presidente voluntária do Social Good Brasil, Fernanda Bornhausen, explica que a missão social da organização é levar fluência em dados à sociedade civil e, ensinando como utilizar os produtos de dados — não apenas disponibilizando-os sem explicações de uso —, contribuem para o empoderamento cidadão por meio das tecnologias.
"A utilização da Metodologia Data for Good do SGB ajudou o estado de Santa Catarina a ter produtos de inteligência de dados de ponta para que os gestores de todos os poderes possam tomar decisões baseadas em dados e evidências, não em achismos. Mas nosso objetivo principal é o de dar transparência máxima sobre estes dados para a sociedade, para que as pessoas possam conhecer a real situação e que cada um de nóspossa tomar decisões individuais e coletivas com base nos mesmos dados e evidências", afirma Bornhausen.
No momento, o foco da organização foi abrir as soluções de dados já existentes, provenientes do trabalho voluntário do SGB em Santa Catarina e relacionadas a dados do COVID-19. Porém, num futuro próximo, idealiza que a SSD contenha produtos de dados sobre outras temáticas e até de outras iniciativas, buscando dar visibilidade a outros trabalhos também abertos para a sociedade civil.
Acesse a Sala de Situação Digital Data for Good
Na Sala de Situação Digital aberta à sociedade estão os produtos de dados, que foram desenvolvidos em diversas parcerias, detalhadas abaixo de cada produto.
(1) Banco de Dados Anonimizados de Casos Confirmados – COVID-19 em Santa Catarina & Suas Análises.● Desenvolvido voluntariamente pelos times do SGB, que atuaram em conjunto com o CIASC, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Administração de SantaCatarina.
(2) Modelo Epidemiológico SC● Desenvolvido voluntariamente pelos cientistas de dados da Data Science Brigade e voluntários especialistas do Social Good Brasil, com o apoio do CIASC e o Governo de do Estado de Santa Catarina.
(3) Frente de Transparência● Este produto foi desenvolvido voluntariamente pelo SGB.
(4) Painéis de B.I. sobre casos e óbitos de COVID-19 em Santa Catarina● Os painéis de B.I. foram cedidos pelo Ministério Público de Santa Catarina.Os painéis integram a Sala de Situação Digital COVID-19 (SSD dos municípios), que foi desenvolvida pelos times do SGB, CIASC, Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Laboratório ENGIN do EGC/UFSC , Data Science Brigade, Aquarela Advanced Analytics, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina. Com o apoio do COSEMS.
(5) Análises SGB COVID-19● Desenvolvido voluntariamente pelo Social Good Brasil.
(6) Matriz GUTAI● Desenvolvido voluntariamente pelo Laboratório ENGIN (EGC) da UFSC com apoio do SGB, além dos atores do Governo do Estado de Santa Catarina, os parceiros externos Social Good Brasil, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e as empresas Aquarela Advanced Analytics e Data Science Brigade.
O Social Good Brasil
O Social Good Brasil é uma organização social que desenvolve metodologias para o uso de dados e novas tecnologias de forma consciente, ética e voltada para o bem, gerando impacto socioambiental positivo em todo o país. Fundado há 8 anos como Organização da Sociedade Civil, desde o começo é parceiro da Fundação das Nações Unidas, que lidera o +Social Good no mundo. Visando ao bem-estar social e coletivo, conectamos o nosso impacto desejado como organização aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Conheça mais em sgb.org.br
View the discussion thread.
Mais lidas
confira os artigos dos nossos colunistas
Confira novas vagas de emprego.
Confira cobertura de cannes