Senai/SC promove curso em Florianópolis para profissões do futuro

31 de Agosto de 2018

Curso oferece aulas gratuitas de linguagem de programação para jovens de baixa renda da Capital

O Senai/SC e a Fiesc iniciam no próximo dia 2 de setembro a aula inaugural do projeto Codificando o Futuro. Com o apoio da Softplan, da Fundação Esag e do Projeto Resgate, de Joinville, a iniciativa irá oferecer a 40 jovens de baixa renda do Norte da Ilha uma inserção em profissões do futuro com um curso de linguagem de programação.

“A linguagem de programação é o futuro”, afirma o diretor de Inovação e Produtos do SENAI/SC, Roberto de Medeiros Júnior. Segundo ele, todos terão a mesma relevância que tem atualmente a língua inglesa para as diversas profissões. “A linguagem de programação será uma habilidade que não será restrita aos programadores; ela vai avançar para outras profissões”, disse. Neste cenário, profissionais de todas as áreas terão que ler e elaborar códigos, para utilizar sistemas de computação.

“Pretendemos que esses jovens sejam profissionais de alto potencial para setores como a indústria e serviços”, acrescentou Medeiros. “O curso cumpre uma função social e de atendimento a uma demanda de mercado”, diz.

Além das aulas no SENAI, os estudantes farão atividades complementares de desenvolvimento de competências socioemocionais (trabalho em equipe, pensamento crítico), sob a coordenação do Projeto Resgate. A Softplan fará uma curadoria, colaborando para o direcionamento das competências do curso e oferecerá vagas de estágio e empregos aos estudantes do curso. A Fundação Esag, por sua vez, fornecerá bolsas de estudos. Entre as ações coordenadas pelo Projeto Resgate está o desenvolvimento da cultura empreendedora, para soluções para questões sociais.

Notícias Relacionadas