Sebrae utiliza inteligência artificial para capacitar empreendedores

14 de Maio de 2021

Entidade disponibiliza chatboat no WhatsApp para promover experiência de autoaprendizado aos inscritos

O Sebrae iniciou o uso de chatbots nas capacitações online nos cursos disponibilizados pelo Whatsapp. A inteligência artificial permite aos inscritos uma experiência de autoaprendizagem, já que disponibiliza vídeos, textos, imagens e testes interativos com perguntas e respostas. De acordo com a instituição, até o momento já foram identificadas mais de 3 milhões de interações em um dos 15 cursos disponíveis gratuitamente.

AMEI e Watson

Toda a interação com o usuário é feita dentro do aplicativo de mensagens por meio de uma arquitetura integrada ao autenticador do Sebrae, AMEI, que identifica se o usuário já é cadastrado ou o direciona para a criação de uma conta única. Para entender o que o usuário quer e qual curso deseja fazer, a arquitetura criada pelo Sebrae utiliza o Watson, a solução de inteligência artificial da IBM, integrada ao autenticador da instituição. Além disso, a arquitetura criada funciona com o uso dos recursos da nuvem do GCP (Google Cloud Plataform) como por exemplo,  o armazenamento de arquivos e certificados no Google Storage.

Para o arquiteto de software do Sebrae, Ricardo Medeiros, a iniciativa da instituição se destaca pelo pioneirismo ao oferecer um ambiente de educação online que une componentes para oferecer uma interface gráfica intuitiva e com linguagem amigável para os usuários. “É uma arquitetura robusta e complexa para a TI, mas simples para o cliente do Sebrae. Hoje eu desconheço quem usa solução desse nível para ministrar curso com chatbot em nuvem auto escalável em um ambiente seguro aderente a LGPD, por meio de uma conta única”, ressaltou.

Cursos gratuitos

Ao todo o Sebrae oferece 15 cursos online e gratuitos pelo Whatsapp divididos por cinco temas: Finanças; Marketing; Planejamento e Gestão; Perfil do Empreendedor; Abertura, fechamento e crescimento da empresa; Ou trilhas de conhecimento: Economia Criativa; Super MEI: primeiros passos; Super MEI: organize seu negócio e Super MEI: pronto para crescer.

Durante a imersão no curso, os usuários vão recebendo pílulas de informações com feedbacks sobre a evolução no aprendizado. Caso a pessoa desista do curso, a solução também consegue identificar e interagir para que ela volte a dar atenção ao conteúdo.

 

Notícias Relacionadas