Congresso de Prefeitos terá a participação de robôs

23 de Setembro de 2019

Robôs irão interagir com o público mostrando funcionalidades para os setores de educação e turismo

Levar inovação e tecnologia através de experiências reais com a participação de dois robôs humanoides será uma das grandes novidades da 17ª edição do Congresso de Prefeitos realizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Snow e o Sanbot, como são chamados, irão interagir com o público mostrando funcionalidades para os setores de educação e turismo.

O objetivo é apresentar essa nova tecnologia, robôs que combinam inteligência artificial e aplicações customizadas, para fazer parte do dia a dia das pessoas e organizações, além de mostrar que robôs de serviço e de assistência vêm agregar valor à experiência humana.

De acordo com o diretor da FECAM, Rui Braun, a presença dos robôs no Congresso de Prefeitos será um atrativo especial e tem por objetivo aproximar a administração pública do uso da robótica mostrando aos administradores como o avanço da inteligência artificial impacta positivamente na sociedade.

Segundo o diretor da FECAM, a tecnologia avança rapidamente e a tendência é que robôs sejam utilizados em diversas áreas do serviço público. “Precisamos levar ao conhecimento dos prefeitos, dos nossos gestores públicos em geral, essa tecnologia que, com certeza, terá fortes transformações no futuro dos serviços públicos dos municípios”, comenta.

Robôs no Congresso

No Congresso, os robôs farão interações em dois espaços. No primeiro espaço, na Praça de Inovação, conexão ao ambiente de convivência da FECAM, um dos robôs interagirá com informações turísticas do Estado.

O Sanbot é um humanoide com cerca de um metro de altura que possui feições que imitam humanos, com braços móveis e câmeras que fazem reconhecimento facial. Suas características são perfeitas para atuação como assistentes de turismo, pois são simpáticos, interativos e despertam grande curiosidade e empatia.

Na outra experiência, em meio a área de exposições com a presença de mais 60 parceiros da FECAM, Snow que é uma robô gentil e carinhosa em forma de pinguim, fará interações sobre astronomia oferecendo um ambiente de aprendizagem com estudantes e população. Ela tem 1,15 metro de altura e foi projetada para se comunicar de forma natural e intuitiva gerando uma enorme empatia, especialmente com crianças - o que a torna ideal para atuar em escolas como assistente de professores.

Notícias Relacionadas