Projetos de checagem de fatos na web se preparam para eleições

03 de Abril de 2018

Focados no período eleitoral deste ano, Projeto Lupe e Rede da Verdade reúnem veículos, instituições e plataformas no combate às notícias falsas na internet. A Agência Lupa, comunicou na segunda-feira, dia 2, uma iniciativa de fact checking em parceria com o Facebook. Batizado de Projeto Lupe!, o programa busca esclarecer, via bot no Messenger, declarações de candidatos a Presidência e ao Governo, boatos e as regras eleitorais junto ao Tribunal Superior Eleitoral e Tribunais Regionais Eleitorais.

No Messenger, o bot apresentará ao usuário as checagens já feitas pela Lupa sobre candidatos, partidos e temas diversos. O sistema tecnológico é inspirado na plataforma de checagem de fatos francesa Les Decodéurs, do jornal Le Monde, em parceria com o AppCívico.

No último domingo, 1º de abril, um grupo de veículos e instituições formados por Catraca Livre, Microsoft, OAB, FGV, ESPM, Instituto SEB de Educação e Aos Fatos, apresentaram em evento a criação da Rede da Verdade, uma ferramenta para identificar as informações falsas divulgadas na web. O resultado compreende uma tecnologia de inteligência artificial, um núcleo de acadêmicos consultores e equipes de checagem. Esta nota conta com informações de meio&mensagem.

Clique na galeria para ampliar:
 

Agência Lupa, messenger

Notícias Relacionadas