Projeto que utiliza inteligência artificial para recriar obras de pintores famosos coloca primeiro quadro à venda

24 de Setembro de 2018

A primeira obra reproduzida com inteligência artificial tem preço estimado entre 7 e 10 mil dólares

Foto: Reprodução/B9

O projeto Generative Adversarial Network (GAN), criado por um grupo de empreendedores franceses, colocou à venda a primeira obra reproduzida por um robô. O projeto utiliza inteligência artificial para criar obras originais semelhantes a trabalhos de artistas consegrados como 'Rembrandt'.

Segundo o B9, a primeira obra reproduzida será vendida pela casa de leilões Christie's, de Nova Iorque, com preço estimado entre 7 e 10 mil dólares.

O GAN gera 'novas obras do pintor' por meio de um algoritmo que analisa um banco de dados com pinturas do artista. No caso de Rembrandt, de acordo com o site, foram utilizadas 15 mil pinturas. O resultado, semelhante à obra dos artistas, ganha assinatura do robô.

“Nós somos artistas com um tipo diferente de pincel. Nosso pincel é um algoritmo desenvolvido em um computador”, contou o engenheiro de computação que criou o projeto, Hugo Caselles-Dupré. “Ainda é uma tecnologia muito nova e, para termos resultados muito bons, precisamos de significativo poder de cálculo".

assinatura do 'robô' no quadro criado
Foto: Reuters/Reprodução/B9