Programa de Atenção Integral à Saúde da Unimed Grande Florianópolis realiza 2,7 mil atendimentos em empresa de tecnologia durante a pandemia

22 de Janeiro de 2021

Solução permitiu manter consultas e avaliações mesmo em cenário de isolamento social graças à solução tecnológica

Foto de Anna Shvets no Pexels

 

Cuidar da saúde tem entrado cada vez mais em pauta dentro das empresas, uma vez que é peça-chave para gerar produtividade a partir do bem-estar e da saúde integral dos colaboradores. Um exemplo de companhias que vem fomentando essa atitude é a Unimed Grande Florianópolis, a partir do Programa de Atenção Integral à Saúde implementado na Dígitro, empresa de Florianópolis especializada em soluções de inteligência e comunicação.

A parceria iniciou em 2019, quando a Dígitro começou a oferecer atendimento Unimed dentro de suas dependências, com consultório próprio e uma equipe interdisciplinar de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem da Unimed acompanhando de forma contínua a situação do paciente. Antes da pandemia, a cooperativa médica realizava consultas presenciais. Atualmente, o trabalho é feito por videochamadas ou teleconsulta, e depois, feitos os encaminhamentos necessários. “Poder contar com este serviço é a segurança de que os funcionários terão suporte especializado para suas necessidades de saúde”, comenta a analista de recursos humanos da Dígitro, Carla Fernandes Garcia.

Entre os diferenciais do Programa é o cuidado contínuo com o paciente. Desde a primeira consulta as informações do beneficiário são registradas em um sistema de gestão, por onde a inteligência artificial faz o cruzamento de dados do paciente e informa como está o seu quadro clínico, se há necessidade de se consultar novamente e se há agravos em sua saúde. Já a análise da equipe, somada à tecnologia da informação, permite identificar se o colaborador da Dígitro precisa ser encaminhado para algum especialista.

“Estruturamos um modelo que coloca o cliente no centro do cuidado de forma integral, abrangendo tanto aqueles que exigem maior atenção pelas comorbidades apresentadas quanto o paciente mais saudável, de modo a ofertar saúde amparada pela análise de dados que otimiza tempo e melhora a aplicação de recursos pelas empresas contratantes do serviço”, explica o gerente comercial da Unimed, Herman Alex Zapata Contreras.

No primeiro mês de consultas dentro da empresa, a equipe da Unimed realizou 35 atendimentos. Um ano depois, o índice chegou a 160 pacientes atendidos mensalmente, o que corresponde a um aumento de 400% nos primeiros 12 meses de parceria. No total, foram realizados 2,7 mil atendimentos, entre presenciais e remotos, além de outras 385 consultas chamadas de busca ativa, que são como um retorno em que o paciente apresenta exames ou recebe novas avaliações. 

Para a gerente de Recursos Humanos da Dígitro, Mariana Polli, um dos fatores que justificam a procura pelo médico são as políticas internas focadas na qualidade de vida e no bem-estar do colaborador, no acesso à informação pelas palestras on-line conduzidas pelo time de Medicina Preventiva da Unimed Grande Florianópolis e pela facilidade de conectar-se com a equipe médica, já que agendas semanais são abertas para os colaboradores.

“As avaliações e comentários que temos recebido são totalmente positivos, e já acompanhamos vários casos onde o funcionário nos relatou necessidades que fugiam do poder de atuação do RH, mas ao encaminhá-lo para atendimento médico a demanda foi sanada e a necessidade suprida", afirma a gerente.

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