Primeiro Doodle desenvolvido com Inteligência Artificial é apresentado pelo Google

21 de Março de 2019

Tecnologia homenageia o renomado compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach

Para homenagear o renomado compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach, o Google estreia nesta quinta-feira (21) o primeiro Doodle desenvolvido com Inteligência Artificial. A novidade é resultado de uma parceria com as equipes do Google Magenta e do Google PAIR, em que o Doodle é uma experiência interativa que incentiva os usuários a compor uma melodia. Ao pressionar um botão, o Doodle usa o aprendizado de máquina para harmonizar a melodia personalizada no estilo musical de Bach.

O modelo usado no Doodle desta quinta-feira foi desenvolvido por Anna Huang, responsável pela criação do Coconet: um modelo versátil que pode ser usado em uma ampla gama de tarefas musicais - como harmonizar melodias ou compor a partir do zero.

O Coconet foi treinado em 306 das harmonizações de coral de Bach. Seus corais sempre têm quatro vozes, cada uma carregando sua própria linha melódica, enquanto criam uma rica progressão harmônica quando tocadas juntas. Essa estrutura concisa os tornou bons dados para o treinamento de um modelo de aprendizado de máquina.

O Doodle musical estará disponível no Brasil a partir da 00h01 e ficará on-line por 48h

Veja: