Presidente da ACATE, Daniel Leipnitz defende inovação em empresas de todos os setores

03 de Junho de 2019

Declaração aconteceu durante encontro promovido pelo LIDE SC na FIESC, em Florianópolis

O incentivo às iniciativas de inovação em todo o Estado foi tema do almoço-debate realizado pelo LIDE SC  na Fiesc, em Florianópolis. O encontro, que reúne empresários catarinenses líderes em diversos segmentos, recebeu palestra de Daniel Leipnitz, presidente da Acate.

O palestrante destacou o link de grandes empresas de variados setores à área de tecnologia. “Essa iniciativa traz a indústria tradicional para um ambiente em que ela poderá lançar desafios e escolher empreendedores para acompanhar e ver o que estão desenvolvendo. Com isso as empresas conseguem gerar negócios, levar novidades para a empresa e oferecer soluções aos clientes”, conta.

Leipnitz mostrou ainda o crescimento do setor de tecnologia de Santa Catarina nos últimos anos e que tem levado o nome do Estado nacionalmente. "Nos últimos cinco anos foram criadas mais da metade das empresas desta área, promovendo o crescimento do Estado e fomentando a geração de empregos. Santa Catarina tem a maior diversidade de startups do País, disparado na frente das demais cidades”, pontua o executivo.

Há quatro anos a ACATE inaugurou a primeira sede em Florianópolis, inspirada na experiência de ecossistemas de vários locais do mundo. O espaço, na Capital, recebeu no último ano 1.780 eventos de diferentes portes. O projeto que está sendo expandido com novas unidades em Florianópolis e também para demais cidades catarinenses propõe a descentralização da inovação. “Existia uma crença de que precisava estar em Florianópolis para se desenvolver, mas hoje os programas estão espalhados e fragmentados em todo o Estado”, afirma.

Para Wilfredo Gomes, presidente do LIDE SC, a vocação de Santa Catarina para a área de inovação precisa ser bem explorada, gerando crescimento para todo o Estado. “A gente vive um momento diferenciado de revolução. Hoje a gente participa de um momento único no planeta. O LIDE SC além de fazer networking irá dedicar esse ano para a inovação”.