Plataforma do Redes Cordiais e ITS ajuda jornalistas a lidarem com as novas habilidades exigidas pelos desafios digitais

15 de Outubro de 2020

Iniciativa tem o apoio do Facebook Journalism Project

O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) ao lado do Redes Cordiais, lançaram nesta quinta-feira (15) o "Novas Rotinas para um Jornalismo de Credibilidade". Trata-se de uma plataforma aberta de educação online para apoiar o jornalismo de qualidade, que acompanhe as inovações tecnológicas e as mudanças exigidas pelos desafios impostos no mundo digital.

A iniciativa integra o "Da rede social à rede de apoio: ciber-resiliência para jornalistas", projeto apoiado pelo Facebook Journalism Project. "[...] O Projeto Facebook para Jornalismo busca identificar demandas e promover, por meio de parcerias, iniciativas e que apoiem a todo o ecossistema de notícias. Neste caso, estamos felizes em apoiar a criação da plataforma que ajuda a municiar profissionais de imprensa pelo Brasil com as ferramentas e técnicas necessárias para enfrentar questões diárias como a sua própria privacidade e segurança online," afirma a gerente de programas de notícias do Facebook para a América Latina, Dulce Ramos.

Composto por cinco módulos, o website apresenta em 19 aulas assuntos que atravessam os desafios do jornalismo em tempos de redes sociais. No módulo inicial, Natália Leal, Pedro Burgos, Marcela Donini, Giulia Afiune e  Anna Beatriz Anjos se debruçam em assuntos como a importância dos processos de checagem na rotina do jornalista, formas de usar as redes sociais para promoção do seu trabalho, meios de como criar material jornalístico com participação ativa dos leitores e maneiras de engajar a audiência via newsletter e WhatsApp.

No módulo 2, Guilherme Amado, Alana Rizzo e Leonardo Cazes apresentam meios de como embarcar na cobertura de grandes temas com o amparo de outros colegas jornalistas e a relevância das redes sociais na busca por boas histórias que possam contribuir para novas perspectivas a respeito de temas de relevância nacional e mundial. O conteúdo reforça ainda questões éticas e a importância da transparência dos jornalistas, especialmente no ambiente digital.

Já no módulo 3, Diego Cerqueira, Thayane Guimarães, Priscilla Silva e Debora Albu reúnem metodologias e ferramentas que irão ajudar estes profissionais a lidar com os desafios do universo online, como avaliação de risco e as melhores práticas para reagir em diferentes casos. No módulo 4, Mario Viola, Fabro Steibel, Victor Vicente,  Diego Cerqueira e Gabriel Aleixo reforçam a necessidade de manter-se seguro nas redes com uma série de boas práticas para garantir a sua segurança online e preservar a sua privacidade.

Por fim, o módulo 5 traz a psicanalista Vera Iaconelli e o jornalista Guilherme Valadares. Eles guiarão o espectador a um encontro com as suas próprias emoções para ajudá-los a lidar com altas cargas de estresse e ainda traçam caminhos para novas formas de se produzir jornalismo, mais alinhadas a um projeto de sociedade atenta a questões que ferem o coletivo.

"A queda da confiança na imprensa é um problema global, mas não são muitas as iniciativas que buscam reconquistar essa credibilidade. Ao propor rotinas que auxiliem os jornalistas a fazer um trabalho de qualidade, com segurança e privacidade online e emocionalmente saudável, buscamos mudar essa realidade", finaliza a cofundadora do Redes Cordiais, Clara Becker.

Notícias Relacionadas