Publicidade
Pesquisar é preciso, imergir mais ainda!
04 de Setembro de 2014

Pesquisar é preciso, imergir mais ainda!

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Quando estamos em um processo de planejamento, seja de um projeto de longo prazo ou de ações de ativação imediatas em redes sociais, os prazos sempre serão complicados. Por isso é preciso colher dados de forma mais dinâmica, traduzí-los em índices ou conclusões práticas e, com base nisso, traçar estratégias efetivas.

O foco do planejamento, precisa ser a qualidade da estratégia. Isso pode parecer óbvio, mas o excesso de preciosismo, em muitos casos, reverte essa lógica de maneira brutal, gerando uma situação catastrófica em que suas estratégias não são julgadas mais pela efetividade e sim pela sua aparência.

Publicidade

O que deve ser repensado é essa necessidade de buscar dados infalíveis, comprovações, pesquisas e mais pesquisas apenas para deixar seu projeto impecável no que se refere a coleta de dados. Muitas vezes o profissional de planejamento se esquece que pertence também ao setor criativo da agência, e que a observação analítica do meio em que o cliente está inserido pode ser ainda mais rentável e produtiva do que o tempo gasto com a busca de informações terceirizadas.

A imersão no contexto do cliente é fundamental para a qualidade criativa das suas soluções, além de otimizar o tempo gasto no projeto. Como em qualquer outro mercado, na publicidade  não existe  mágica, levantar fontes e dados redundantes para apenas parecer “confortavelmente seguro” leva muito tempo.

Organizar levantamentos prezando pela exatidão dos dados tira o foco; desconsiderar análises e informações úteis do seu cliente simplesmente por não parecerem estar extremamente embasadas é ilógico,é perder tempo e jogar fora uma  linha criativa inovadora.

O “tempo” para o planejamento digital, é sinônimo de eficiência. O que significa aproveitar um determinado momento do mercado para propor ações de oportunidade, significa acelerar o processo analítico e criativo para promover a inovação.

É bom ressaltarmos que isso não sugere que devemos desconsiderar os números e orientarmos apenas pela experiência ou pelo “feeling”. Significa apenas que devemos rever a tarefa de garimpagem de dados, afinal a sua imersão e conhecimento pode ser melhor do que muitas pesquisas já existentes.

14-09-02-assina-aa-vilton

Publicidade
Publicidade