Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inauguraram nesta segunda-feira (19) o primeiro ônibus 100% elétrico alimentado por energia solar do país. A novidade que não emite poluentes fará o transporte de alunos, professores e funcionários da UFSC do campus central para o laboratório do Sapiens Parque, no norte da ilha.
O projeto desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica da UFSC também vai utilizar energia produzida pelo próprio centro, economizando assim R$ 2 mil mensais em combustíveis. O veículo levará 38 passageiros sentados (não será permitido viajar em pé) e conta com tomadas e rede wi-fi.
O ônibus, de acordo com o G1, foi adquirido com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), depois de uma licitação. No total, de acordo com os pesquisadores, foram investidos R$ 1 milhão no projeto, além das parcerias com as empresas WEG, Marcopolo e Eletra Bus.
Segundo o pesquisador Júlio Dal Bem, membro do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC, o grande diferencial é a sustentabilidade. Um ônibus com consumo médio de 670 litros de diesel por mês emite cerca de 3,9 toneladas de CO2. Em um ano, a emissão chega a 46,8 toneladas de CO2, sendo necessário quase 5,8 mil árvores para resgatar o CO2 emitido por um ônibus urbano comum em um ano de operação.
De acordo com o DC, o ônibus passa a funcionar em quatro viagens gratuitas por dia a partir de março de 2017 e contará com um aplicativo para que os alunos reservem as vagas.