O papel dos influenciadores digitais em meio à pandemia

15 de Maio de 2020

Estudo aponta que o engajamento dos usuários no Instagram tem aumentado com a chegada do coronavírus ao Brasil

Desde que a pandemia do novo Coronavírus foi anunciada no Brasil, a visibilidade de muitos influenciadores digitais aumentou por conta do aumento do consumo por informação, conteúdos e entretenimento pela população. A resposta a essas iniciativas já aparecem em forma de aumento no engajamento de seguidores e nas novas propostas das marcas.

Um estudo recente, feito pela Squid, empresa especializada em marketing de influência, aponta que o engajamento dos usuários no Instagram tem aumentado com a chegada do vírus ao Brasil. O estudo revela que, comparando esse período de pandemia com os mesmos dias no ano passado, houve um aumento de 24% na taxa de engajamento e 27% no alcance efetivo da ferramenta de 'stories' da rede.

O Youtube também mostrou um grande aumento de consumo. Em uma pesquisa autodeclarada da plataforma, cerca de 40% da população brasileira afirmou acessar mais de 3 horas por dia vídeos na plataforma, desde o início da pandemia. O estudo também revela que os conteúdos mais acessados são filmes, séries e humor, gastronomia e receitas, educação e cursos, exercício físicos, conteúdo infantil, entretenimento e notícias. O termo “Em casa” do Youtube, que consta vídeos e lives apoiando a permanecia das pessoas em casa nesse período de pandemia, cresceu 123% de janeiro a março desse ano.

De acordo o estudo feito pela Squid, os influencers digitais e youtubers tem o poder de auxiliar nas escolhas e atitude das pessoas por meio dos conteúdos que passam aos seus fãs, ou seja, eles têm um papel muito importante na comunicação digital, principalmente com os mais jovens que acabam sendo mais influenciados Nesse sentido, esses perfis do Instagram ou do Youtube podem não apenas disseminar o entretenimento, mas também informações importantes sobre a pandemia, bem como mensagens positivas.

“Nós produtores de conteúdos precisamos usar esse alcance que temos com muita responsabilidade para transmitir informações e conteúdos relevantes. No caso da pandemia do novo Covid-19, eu incentivo meus seguidores a não sair de casa e, caso realmente precisem sair, usar máscaras, álcool em gel, cuidar da saúde, e praticar o amor ao próximo, que é o que eu faço também”, comenta Morgana Santana, influencer digital e youtuber.

Morgana ainda ressalta que os influenciadores precisam seguir um plano de conteúdo específico nesse período e adaptar suas produções para a realidade atual. “Eu sempre cuidei muito com o que posto e agora tenho o dobro de cuidado com os conteúdos que produzo e compartilho”, conta.

Ajudar o próximo

Com a pandemia a economia mundial sofreu quedas drásticas. Quem mais sofre com este tipo de situação são empresários de micro e pequeno porte, além de autônomos, principalmente, do setor de serviços. Foi pensando em auxiliar esses empreendedores, que Morgana Santana, iniciou em suas redes sociais a divulgação destes profissionais, de forma gratuita, para auxiliá-los a passar por este momento, mostrando seus produtos e serviços. Além disso, Morgana está produzindo materiais especiais para suas redes sociais, com o intuito de trazer mais entretenimento aos seus fãs.

“Neste momento, o importante é todos se unirem. Dessa forma, além de divulgar de forma gratuita em minhas redes sociais profissionais autônomos e empresas pequenas, busco interagir com o meu público de forma diferente e divertida, com vídeos de receitas, dicas do que fazer nessa quarentena e dicas de como passar por tudo isso com calma”, relata Morgana. A youtuber conta com mais de 3 milhões de inscritos em seu canal e mais de 800 mil seguidores no Instagram. 

Morgana Santana

Hoje, o trabalho principal de Morgana Santana é o de se dedicar totalmente ao Youtube e na produção de vídeos para o canal mostrando seu dia à dia de uma forma divertida. O crescimento estrondoso no número de inscritos do canal ocorreu em 2017, com média de 100 mil novos inscritos por mês. Morgana conta que a dedicação precisa ser diária à produção de vídeos para a plataforma. “Hoje minha atenção é total ao Youtube e ao Instagram”, informa. Nesta última rede social, Morgana possui mais de 800 mil seguidores.

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