The North Face fica de fora da comunidade de SEO após manipular os resultados da pesquisa de imagens do Google

04 de Junho de 2019

Leo Burnett Tailor Made atualizou secretamente imagens da Wikipedia para garantir que a marca aparecesse no topo dos resultados de pesquisa de imagens do Google.

por Amy Gesenhues*

Na semana passada, a marca de roupa ao ar livre The North Face e sua agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made, foram criticadas depois que a agência atualizou imagens em páginas da Wikipedia para destinos populares de viagem. Os esforços faziam parte de uma campanha para obter a marca The North Face no topo dos resultados de pesquisa de imagens do Google quando alguém pesquisava os locais de viagem correspondentes.

A marca alegou inicialmente ter colaborado com a Wikimedia para a campanha de SEO, mas depois pediu desculpas pela campanha depois que a Wikimedia Foundation publicou uma resposta dizendo que a North Face manipulou a Wikipedia de forma antiética e arriscou a confiança na missão da Wikipédia, "por um golpe de marketing de curta duração". .

"Na verdade, estou sinceramente chocado com essa campanha", disse Dan Shure, consultor de SEO e apresentador de podcast, "não sei como alguém que vê isso não tem apenas um gosto ruim em sua boca".

Publicidade no seu pior
Shure não está sozinho em seu estado de choque que uma marca possa assumir tal risco. Dana DiTomaso, presidente de marketing digital e agência de SEO Kick Point, chamou a publicidade da campanha The North Face no seu pior. “Ou a agência não entendeu o que eles estavam fazendo, ou estava esperando enganar as pessoas, ou ambos”, disse DiTomaso, “também está muito claro que eles sabiam que seriam pegos e os 'desculpe, somos impertinentes!' resposta seria parte do burburinho gerado pela campanha ”.

Shure chamou a campanha de inteligente, mas uma decisão ruim por parte da agência.
"Há muitas maneiras de pegar carona em outros sites fortes de autoridade no Google, mas você só deve fazer isso se for ético", disse Shure, "Por exemplo, você pode responder a perguntas no Quora que se classificam bem no Google. E, desde que sua resposta seja completa e não seja spam, vejo isso como uma boa maneira de alavancar a classificação de outro site no Google para visibilidade. ”

Shure acredita que a campanha foi egoísta e míope por parte da The North Face e sua agência.

Uma marca negra na indústria de SEO?
Muito provavelmente, a campanha desaconselhada da The North Face não afetou a indústria de SEO como um todo. Mas, definitivamente, não suporta a indústria em termos de como as pessoas fora da comunidade vêem o trabalho de SEO.
“Eu acho que existem pessoas que acreditam em SEO e aquelas que não acreditam. Um golpe como este servirá para reforçar as crenças daqueles que já pensam que é spam, ou não estão dispostos a fazer a lição de casa para ver que existe realmente um 'bom' estilo de SEO, ”disse Shure.

Como um consultor de SEO, Shure trabalhou com todos, desde CEOs a escritores e especialistas em PPC, e diz que muitas pessoas ainda acreditam nos benefícios do SEO.

"Há muitas pessoas que não são SEOs, mas acreditam em SEO, apesar de haver uma grande quantidade de óleo de cobra no negócio."

As implicações éticas das campanhas de SEO enganadoras
A campanha da North Face pode ter resultado em mais exposição à marca, mas a que custo? Em seu post abordando a campanha, a Wikipedia Foundation disse que os esforços da The North Face eram “semelhantes a desfigurar propriedade pública” e sua discussão no Twitter atraiu muitas críticas de pessoas que acharam a estratégia da marca repugnante.

DiTomaso, que considerou o caso de riso da campanha da The North Face, disse que tem certeza de que ganhará um prêmio em algum lugar porque muitos prêmios de publicidade estão focados em criatividade e não em resultados.
“Eles [The North Face] disseram que colaboraram com a Wikipédia, que todos sabemos ser uma mentira descarada, e dizem que não pagaram nada, o que também é uma mentira - alguém foi pago para fazer esse trabalho, mesmo que não o fizessem. pague qualquer coisa para a Wikipedia ”, disse DiTomaso,“ isso é obviamente um negativo líquido para a The North Face, mas a aplicação do prêmio não vai dizer isso”.

A campanha North Face coloca em evidência as práticas das agências, forçando a questão: os prêmios e resultados de SEO de curto prazo valem a reputação de uma marca? "Para mim, é simples - acho que todos sabemos no fundo quando algo é ético ou não", disse Shure. Para ver o original desta matéria, clique aqui. https://searchengineland.com

 

*Amy Gesenhues é editora sênior da Third Door Media, cobrindo as últimas notícias e atualizações de Search Engine Land, Marketing Land e MarTech Today. De 2009 a 2012, ela foi uma colunista premiada de vários jornais diários de Nova York ao Texas. Com mais de dez anos de experiência em gerenciamento de marketing, ela contribuiu para uma variedade de publicações tradicionais e on-line, incluindo MarketingProfs, SoftwareCEO e Sales and Marketing Management Magazine. Leia mais dos artigos da Amy.