Mudanças no comportamento de consumo fomentam a aceleração digital em países da América Latina e Caribe

26 de Maio de 2020

Compras por e-commerce e pagamentos por aproximação são as principais razões

Estudos desenvolvidos pela Visa apontam a aceleração digital em países da América Latina e Caribe (LAC) devido às mudanças no comportamento do consumidor provocadas pelos efeitos da pandemia de coronavírus. Entre as razões está o aumento de compras por e-commerce e a preferência em pagamentos por aproximação.

Um levantamento da VisaNet mostra que entre janeiro e março deste ano, cerca de 13 milhões de portadores de cartão Visa de mercados-chave da região LAC fizeram sua primeira transação de e-commerce ou fizeram esse tipo movimentação depois de uma pausa de mais de 15 meses. Isso significa que dois em dez usuários são novos no segmento, representando até 14% do total de contas Visa ativas em mercados importantes no período.

E embora estejam comprando muitos itens essenciais online, a maioria destes consumidores sentem que certos tipos de compras exigem uma visita pessoal às lojas físicas, onde o pagamento por aproximação está se tornando o método preferencial. Exemplo disso é a Costa Rica e Chile, que lideram na adoção do método, chegando a cerca de 50%.

Já no Brasil, a ferramenta alcançou 7 milhões de transações mensais em dezembro de 2019, de acordo com a Visa Consulting & Analytics. Esse crescimento tem sido exponencial desde então. Quando comparados os meses de março de 2019 com março de 2020, o crescimento do uso de cartões Visa com pagamento por aproximação no país foi cinco vezes maior de um ano para outro.

Os novos hábitos têm relação, principalmente, por serem consideradas opções mais seguras e saudáveis durante a pandemia. Além da praticidade e da segurança, também elimina o contato e possibilita que as partes se mantenham distantes durante a experiência de compra, fatos importante neste momento.

“Os consumidores só mudam sua forma de comprar e pagar quando veem valor em fazê-lo. A pandemia mostrou rapidamente os benefícios do e-commerce e do pagamento por aproximação, influenciando o comportamento do consumidor no momento em que saúde, segurança e higiene são suas prioridades, seja em casa ou quando precisa sair para fazer compras”, afirma a head de Inovação e Design da Visa América Latina e Caribe, Vanesa Meyer.
 

Notícias Relacionadas