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Monitoramento: uma história na mesa do bar.
17 de Junho de 2014

Monitoramento: uma história na mesa do bar.

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Tem uma historinha que gosto de contar para ilustrar a importância de um bom monitoramento no ambiente digital. Faço questão de contá-la sempre que encontro alguém, empresário ou executivo de marketing, que argumenta não fazer monitoramento porque certamente irão aparecer comentários negativos sobre sua marca.

Vamos à história: a cena acontece em um bar, um animado bar com todas as suas mesas lotadas de pessoas falantes. Aquele burburinho geral, palavras se misturando tanto quanto as bebidas. Diversos assuntos são debatidos naquela arena de relacionamentos, onde cada mesa cumpre o papel de uma rede social. Sim, cada mesa reúne um grupo de pessoas com algum interesse ou assunto em comum. E a conversa flui leve e solta sobre tudo e sobre todos.

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Imagine, agora, você entrando naquele ambiente. E caminha entre as mesas à procura de um lugar. Passa ao lado da primeira mesa e, com uma boa dose de curiosidade, resolve se demorar um pouco ao lado daquela rede. Tenta prestar atenção no assunto que tanto envolve as pessoas. E percebe que elas falam sobre algo completamente distante da sua realidade. Nada a ver com você!

Resolve ir mais adiante e para ao lado da segunda mesa. Nota que as pessoas falam de alguém. Falam quase todas ao mesmo tempo, mas se entendem. E você percebe que elas falam de você! Isso mesmo, você é o assunto daquela mesa, ou rede social, se preferir chamar assim.          E, para sua felicidade, eles falam bem de você. Destacam suas qualidades, seu potencial, sua conduta irrepreensível.

Com um sorriso rasgado no rosto, você decide dar mais alguns passos e para ao lado da terceira mesa. Ali, não é diferente. As pessoas daquele rede social também conversam muito. Mas você percebe que eles parecem estar reclamando de algo, o assunto não é tão positivo assim. Nesse instante cai a ficha e você se dá conta que todas elas falam de você. E falam mal. E reclamam de você. E acusam você.

Agora, seja sincero comigo: o que você tem vontade de fazer? Sair correndo do bar para não ouvir mais nada do que falam de você naquela mesa?  Ou o mais sensato seria você se apresentar àquelas pessoas, pedir para entrar na rede – ou melhor, sentar à mesa – e tentar mudar a opinião de todas elas sobre você, com base em uma boa conversa e argumentação?

Deu pra entender?

Monitoramento de redes sociais é mais ou menos assim. Não importa se você está na rede, não importa se você está escutando ou não. As pessoas estão lá e, certamente, estão falando de você, da sua marca.

Cabe a você monitorar as redes sociais para captar, analisar e entender o sentimento das pessoas em relação a sua marca. E, acredite, fazendo isso a sua marca ficará mais forte, mais respeitada e mais admirada.

O monitoramento também pode ser utilizado para perceber ou criar novas oportunidades de negócios, já que pode ser realizado dentro de uma perspectiva de análise demográfica – quais as preferências de pessoas de uma determinada região, por exemplo? – ou mesmo de monitoramento da concorrência.

Monitoramento é crucial para acompanhar e aferir a imagem da sua marca, ajuda a fazer comparações com outros players, permite ouvir e responder em tempo real, evitando os prejuízos de um boca a boca negativo.

Além disso, a aferição constante de suas ações, através do monitoramento e análise, é a única maneira de saber se as coisas estão dando certo ou não. A mídia social é um organismo vivo e muito rápido. Precisa ser constantemente observada.

Monitoramento é manter o dedo no pulso do seu público.

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