Mercado do Live E-Commerce deve atingir USD 100 bilhões de dólares até 2022

28 de Julho de 2021

Um dos grandes motivadores do aumento das vendas online foi a chegada da pandemia

O Live Shopping acontece quando se utiliza da tecnologia de transmissão ao para realizar vendas, ou seja, a câmera vira sua vitrine. O formato permite a interação entre o apresentador e os espectadores em tempo real, onde, através de ferramentas de interação como chat, WhatsApp, o público pode tirar suas dúvidas, pedir explicações, solicitar demonstrações, realizar a compra, tudo ao vivo e de modo interativo.

Segundo Mario Sergio Finamore, dono da Broadcast Media do Brasil Eireli, “O modelo de home-shopping foi criado no Estados Unidos na década de 1980 com a chegada da televisão por assinatura. Na época foram criadas emissoras especializadas em programação de vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana. A primeira foi a HSN (Home Shopping Network) idealizada por Bob Circosta, que vendia um abridor de latas verde. Logo surgiram outros, como QVC, Shop HQ e Jewerly TV”, explica. 

A China foi o primeiro país onde o Live Commerce foi disseminado. Esse movimento iniciou-se em 2016, porém em 2019 sob efeito da pandemia teve um crescimento exponencial. Hoje esse método já corresponde a 8% do varejo online chinês. Market places brasileiros como Americanas, Multiplan e Submarino começam a vender por meio dessa plataforma em 2020.

 
Custo do Live Commerce
Segundo Mario Finamore, o modelo de home shopping sempre exigiu um custo muito alto com compra de equipamentos, equipe e sobretudo com custo de distribuição junto as operadoras de televisão por assinatura e emissoras de sinal terrestre. Já o Live Commerce é mais democrático. “Muitas lives tem pouquíssima estrutura de produção, são feitas com um iphone e uma iluminação caseira”.

Porém, as lives que entregam bons resultados possuem grandes estruturas e uma produção mais elaborada, e não são tão econômicas assim. O empresário Mario Sergio Finamore aponta o que incluem deve ser incluído durante as transmissões para garantir uma boa entrega: “roteiro, planejamento de vendas, um apresentador ou influencer conversando com o público, equipamentos como câmera, iluminação, sonorização, equipe de streaming para garantir uma boa transmissão. É realmente uma estrutura de televisão bem-produzida. O formato estimula as expectativas sobre o produto, incentiva o envolvimento, a curiosidade e ainda promove o desejo de compra, mexendo com as sensações e emoções do consumidor”, conclui.

Vale lembrar que, os conteúdos audiovisuais em tempo real apresentam resultados 10 vezes maiores que os formatos tradicionais, exatamente por aproximar o público da marca e gerar valor aos produtos apresentados.

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