Curitiba (PR); Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO) e Jaraguá do Sul (SC). Essas são as cidades contempladas a testarem o uso prático de mobiliário urbano (luminárias inteligentes) com antenas 5G integradas. O projeto, intitulado de Conecta 5G, foi lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Ministério das Comunicações (MCom) na última quinta-feira (16) em Natal (RN).
Para o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, a inclusão do município em um projeto nacional é resultado do trabalho articulado que é característica da cidade. “É um momento histórico que marca, mais uma vez, o pioneirismo de Jaraguá do Sul e traz a expectativa de um salto importante para que a cidade e região avancem ainda mais em um modelo de desenvolvimento sustentável, apoiada em tecnologia inovadora como é o 5G”, afirma Luis Leigue.
Conecta 5G
A internet 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios. Portanto, a implementação da quinta geração de rede móvel prevê a construção de novas bases de conexão.
O Conecta 5G ajudará na instalação da grande quantidade de antenas que a tecnologia 5G necessita nas cidades. A vantagem é que a gestão da iluminação pública é municipal e as prefeituras dispõem de recursos para adquirir novas luminárias, inclusive inteligentes.
Com a integração das antenas 5G às luminárias inteligentes, os municípios poderão criar sua própria infraestrutura de redes 5G e oferecer conectividade rápida para a população. Além disso, as prefeituras poderão gerar receitas acessórias, alugando suas antenas, dentro das luminárias, para as operadoras de telefonia móvel.