INSS disponibiliza novos serviços pela internet para 3,2 milhões de usuários já cadastrados

17 de Outubro de 2017

Os beneficiários do INSS podem obter, pelo site inss.gov.br, comprovantes como Extrato Previdenciário (CNIS), Histórico de Crédito e Extrato de Empréstimos Consignados, que antes só podiam ser retirados numa unidade do INSS. Os comprovantes emitidos podem ter a autenticidade verificada. Para utilizar esses serviços, é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site, o que já foi feito, no país, por 3,2 milhões de pessoas. Em caso de dúvida, a pessoa pode ligar para o telefone 135. O site também disponibiliza serviços que não precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica.

 

Serviços mais comuns disponíveis no site: Extrato Previdenciário (CNIS)

Esse é o documento mais procurado pelo público nas unidades do INSS. O Extrato
Previdenciário tem como base o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), onde estão registradas as contribuições previdenciárias feitas por empregados de empresas e também por contribuintes individuais, domésticos e facultativos. O extrato é muito procurado por trabalhadores que estão próximos da aposentadoria e, também, pelos empregados que precisam saber se a empresa está repassando sua contribuição ao INSS e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta.

Histórico de Crédito de Benefício
Esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades.

Extrato de Empréstimo Consignado
Por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.

Resultado de Perícia Médica
É o documento onde consta se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que solicitaram auxílio-doença e passaram por perícia no INSS.

Extrato de Imposto de Renda (IR)
É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda.

Carta de Concessão
Informa ao cidadão todo o histórico de contribuições usado para cálculo do valor da aposentadoria, pensão por morte ou auxílio.

Agendamento
Para esse serviço, não é necessário gerar senha. Pelo site, o segurado agenda dia e hora para solicitar um benefício ou serviço numa unidade do INSS, o que também pode ser feito pela Central Telefônica, pelo número 135. Ele pode enviar cópia de seus documentos diretamente pela internet. Os originais dos documentos digitalizados devem ser apresentados no dia agendado.