HOJE | A Era da Influência nas Mídias Sociais
08 de Maio de 2019

HOJE | A Era da Influência nas Mídias Sociais

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Os tempos mudaram, e as forma de fazer negócios também.

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Principalmente quando falamos de mídias sociais, aí então… muda muito e com muita frequência!

Lembro de quando começamos, era a Era da Panfletagem Digital onde as mídias sociais eram um grande campo aberto e o primeiro que “fincasse a bandeira” era visto como referência.

Assim surgiram os primeiros digital influencers

Entretanto, hoje ainda se fala muito de geração de conteúdo, e que principalmente esses conteúdos devem gerar valor para a audiência.

Isso é verdade. Só que tem algo que os grandes especialistas em marketing e que movimentam uma grande massa crítica não contam é como que esse valor deve ser gerado.

Para que você entenda qual é a postura adequada para adentrar no seu mercado, é preciso entender em que momento o seu nicho de mercado se encontra nas mídias sociais.

Antes de entrarmos “com gosto” nas mídias sociais, até mais ou menos 2014 o mercado era um grande Campo Aberto.

Essa primeira fase era muito engraçada. Pois qualquer um que se posicionasse como uma “referência” em determinado assunto, ganharia o posto simplesmente porque era o primeiro a falar aquilo.

Nessa época, era válido aquele ditado “boi que chega primeiro bebe água limpa”. A questão é que copiar o boi que chegou primeiro não é a melhor estratégia.

Afinal, ele nem sabe porque chegou lá, pois ele só chegou. Ele só gerou influência de maneira empírica…

Quem se deu bem nesse período foi quem utilizou a estratégia da Panfletagem Digital. As pessoas e empresas começaram a se dar conta disso por volta de 2015-2016.

Essas pessoas e empresas perceberam que quanto mais eles falassem de si ou dos seus produtos e serviços, mais clientes atraíam.

E isso funcionou muito na época! O motivo era simples… como muita gente estava entrando nessas mídias sociais, a máxima do “quanto mais gente ver, mais compra” funcionava e muito!

Por conta disso, diversas empresas começaram a vender bastante nas mídias sociais. E na época que iniciamos nosso Instagram na Agência MITO, o mercado estava nessa fase.

Logo percebemos que essa fase ia por água abaixo rapidinho. O motivo era simples, as pessoas estavam começando a cansar desse tipo de empresa.

Afinal, nem sempre estavam no momento de compra. E foi por conta disso que o Instagram principalmente criou o primeiro algoritmo limitando o alcance das postagens.

E deixou bem claro nessa mudança que estava privilegiando as empresas que gerassem conteúdo de qualidade para seus seguidores.

Como nós sabemos que eles sabem de tudo, eles também sabe quando uma empresa está com alta taxa de rejeição, mesmo que esteja vendendo como água.

Nessa época começaram a surgir os perfis de mensagens motivacionais, os famosos posts “aguinha com açúcar”.

Ou seja, não gera nenhum (ou pouco) valor na vida do seu seguidor mas é melhor que só venda, venda, venda de produto. Concorda?

Essa estratégia da “aguinha com açúcar” começou em 2016 e adentrou forte em 2017.

Lembro como se fosse hoje, fiz contato com diversos perfis motivacionais com seus 50, 100, 300 mil seguidores que não conseguiam ganhar dinheiro.

Na época, estava com aproximadamente 10-20 mil seguidores e conseguindo extrair bons resultados da minha audiência. Eles? Pedindo conselhos de como fazer.

Nada contra nem a favor, a questão é que muitas pessoas que olhavam de fora esses perfils enormes, achavam que estavam arrasando e ganhando rios de dinheiro como “influenciadores”.

Ledo engano. Nessa fase que as pessoas se deram conta de algo que, na minha opinião, mudou a regra do jogo.

Se deram conta que, para triunfar nas mídias sociais, precisa gerar valor.

Isso mudou da água para o vinho a qualidade dos perfis que perceberam esse movimento.

Acontecia com muita frequência na fase “aguinha com açúcar” os perfis colocarem um conteúdo incompleto no Instagram e falar “leia mais no nosso Blog”.

O motivo era simples: o Instagram assim como o Facebook não geravam valor suficiente. Ou seja, as pessoas tinham “preguiça” pois o conteúdo ali era curto e objetivo.

Com a popularização das mídias sociais e conforme foram tomando conta da vida das pessoas, os usuários dessas plataformas começaram a buscar o conteúdo completo.

Se você diz que existe 5 formas de perder peso, o usuário quer que você dê as 5 dicas pelo próprio Instagram. E não 2 formas no Instagram e as outras 3 formas somente no Blog da empresa.

Entendeu?

Por conta disso, várias empresas se deram conta que estávamos entrando na era da Geração de Valor.

Precisava gerar valor real nas mídias sociais, caso contrário as pessoas paravam de seguir você.

Gerar valor é super importante porque ao médio prazo, diferente do Facebook, as pessoas deixam de seguir sua página se você para de gerar valor.

É bem comum perfis não só deixarem de crescer, mas diminuírem ao longo do tempo.

Mas recentemente, percebemos que só gerar valor não tem sido mais suficiente.

Não é incomum perfis que geram MUITO valor para sua audiência diminuindo drasticamente o faturamento do seu negócio mês após mês…

Por esse motivo, percebemos o novo momento que o mercado se encontra. No momento de Gerar Influência.

Gerar Influência é quando você não só gera valor, mas faz com que sua audiência tenha desejo pelos seus produtos ou serviços.

E você pode gerar influência de duas formas:

  • Gerar influência de forma empírica
  • Gerar influência de forma intencional

Gerar influência de forma empírica é quando você conquista audiência e se torna um influenciador (de verdade) da sua audiência, mas não sabe exatamente como chegou lá.

Outra coisa, é gerar influência de maneira intencional, estruturada e seguindo um passo a passo.

Poucas pessoas conseguiram fazer isso intencionalmente.

As que conseguiram fazer, seguiram um método. E esse método que é pouco divulgado abertamente.

Afinal, eu posso ensinar tudo a você, menos como eu cheguei até onde eu cheguei.

Pois é, a gente sabe que tem muita transpiração no meio do caminho. Mas tem muita gente que está trabalhando duro e não consegue sair do lugar, e isso que é o mais frustrante.

Gerar influência é a melhor estratégia para você triunfar nas mídias sociais. Falamos isso pois a Agência MITO fez isso para si e cresceu 11x em três anos, além de ir de 3 para mais de 40 funcionários no mesmo período.

Além disso, diversos clientes aplicaram essa mesma estratégia com maestria e por conta disso acabamos compilando no Método Lanças da Influência.

Por conta disso, na próxima quarta-feira (08/05) às 20h o meu sócio Evandro Mazuco vai ensinar três atalhos para construir autoridade digital mesmo que você esteja começando do zero.

Para se inscrever, é só acessar o link: bit.ly/semana-influencia

Esse conteúdo faz parte de um material pago (que não é barato) criado pela Agência MITO.

É uma chance única. Nos vemos ao vivo!

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