Google testa substituto para cookies de terceiros

25 de Janeiro de 2021

FLoC busca preservar a privacidade do usuário ao usar identificadores de grupos em vez de indivíduos

Foto de PhotoMIX Company no Pexels

De acordo com o site AdAge, o Google está testanto uma nova tecnologia de segmentação de anúncios. Trata-se do FLoC (Aprendizado federado de coortes), ferramenta que usa o Chrome para analisar os históricos de navegação dos usuários e colocá-los em grupos com hábitos de navegação semelhantes. Segundo a companhia, a ideia da nova tecnologia é substituir os cookies de terceiros - previstos para serem excluídos até 2022.

O FLoC usa um algoritmo integrado no navegador Chrome que observa quais sites um usuário visita. O algoritmo então usa essas informações de navegação para colocar o usuário em um grupo de milhares de outros usuários com hábitos de navegação semelhantes, preservando a privacidade de cada um ao usar identificadores para grupos em vez de indivíduos. Essa coorte pode então ser usada por editores e anunciantes para veicular anúncios direcionados.

O Google diz que a proposta do FLoC compartilha apenas o grupo de coorte com os anunciantes e não compartilha nenhuma informação que o navegador usa para chegar ao coorte, como o histórico de navegação do usuário. Os grupos também são grandes o suficiente para tornar improvável a identificação de um indivíduo, e uma coorte pode ser atualizada ao longo do tempo enquanto o usuário navega na Internet.

Coortes baseados em FLoC estarão disponíveis para teste público por meio de testes de origem previstos para o segundo trimestre do ano, com o objetivo de fornecer feedback antes que o recurso seja disponibilizado para todos os usuários. A empresa também planeja implementar controles para o Privacy Sandbox em abril, que funcionem efetivamente para permitir ou não usuários.

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