Novo produto da Google: Cloud Healthcare API

20 de Abril de 2020

A novidade facilita a troca de dados entre aplicativos e soluções de cuidados de saúde 

 

O lançamento da Cloud Healthcare API, um serviço que facilita a troca de dados entre aplicativos e soluções de cuidados de saúde criados no Google Cloud, foi realizado nesta segunda-feira, 20 de abril. A API permite que as organizações interajam e gerenciem dados de uma variedade de entradas e sistemas e, em seguida, analisem esses dados através do uso de IA e aprendizado de máquina que preservam a privacidade.

A Cloud Healthcare poderia ajudar a aliviar a tensão nos sistemas de saúde sobrecarregados pela pandemia de coronavírus. Como observa a Google, mesmo nas melhores circunstâncias, a coleta de dados geralmente é um desafio para as organizações de saúde e ciências da vida. A API, então, permite que os provedores interajam com os dados usando pontos de extremidade e planos de saúde que escalam, ao mesmo tempo que oferecem suporte à interoperabilidade, segurança e acesso ao paciente.

A API Cloud Healthcare - um ambiente gerenciado e escalável para a criação de aplicativos clínicos e analíticos que suportam a conformidade com HIPAA - incorpora várias soluções de prevenção contra perda de dados, políticas, gerenciamento de identidades e criptografia. Os clientes podem escolher a região onde seus dados são armazenados e obter políticas de gerenciamento que lhes permitam implementar práticas como o princípio do menor privilégio. E, graças à integração da API com os logs de auditoria em nuvem, eles podem rastrear todas as ações que afetam seus dados.

O novo serviço da Google é fornecido com conectores para processamento de dados de streaming nos produtos do Google, como Dataflow, BigQuery, AI Platform e Looker. Além disso, possui um recurso automático de desidentificação que remove ou ofusca informações pessoais de corpora, para que possam ser usadas para análise, treinamento e avaliação de modelos de aprendizado de máquina e para compartilhamento com partes não privilegiadas, enquanto protege a privacidade do paciente.

“Com a Cloud Healthcare API e nosso ecossistema de parceiros, nosso objetivo é tornar o mais simples possível para a indústria tomar decisões informadas e baseadas em dados, para que os profissionais de saúde possam se concentrar no que mais importa: salvar vidas”, escreveu Google em uma postagem no blog e numa página do produto. 

“Com as ferramentas de análise e aprendizado de máquina do Google Cloud, você pode simplificar o treinamento personalizado do modelo de aprendizado de máquina e desenvolver, testar e implantar rapidamente modelos de ML de nível de produção. Você também pode aproveitar as APIs do Cloud Healthcare API… [ferramentas] para armazenar os resultados desses modelos [de aprendizado de máquina] e integrá-los aos fluxos de trabalho clínicos existentes”, ressaltou a Google em nota.

Para ler a íntegra em inglês na Venture Beat, clique aqui. Crédito de imagem no topo: Khari Johnson / VentureBeat

 

 

Notícias Relacionadas