Geração de leads: entenda algumas estratégias para ampliar seu funil de vendas

12 de Dezembro de 2013

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RD Summit traz profissionais para discutir formas de aumentar o número de prospects no marketing digital

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A busca por leads, os cadastros de pessoas interessadas em um determinado produto ou serviço, é um dos principais desafios de empresas e agências que adotam o marketing digital como uma das estratégias comerciais. O painel “Estratégias efetivas para geração de Leads”, promovido durante o RD Summit, apresentou novas visões e oportunidades para ampliar o chamado funil de vendas, com a ampliação da base de leads gerados e a busca por contatos qualificados para cada negócio.

 

A valorização do marketing trouxe várias possibilidades que antes não eram viáveis para pequenas e médias empresas. O uso do marketing de conteúdo pode ser útil para vender um produto de forma mais fácil e com um alto custo-benefício. “Aprendemos a abordar os clientes com mais calma, oferecendo primeiro a assinatura da newsletter, depois um e-book, um curso online e aí entramos com o produto. Monitoramos o clientes desde a sua primeira visita no site até o momento da compra e temos conseguido resultados muitos bons”, conta Miguel Cavalcanti, criador do Beefpoint, um dos maiores portais brasileiros sobre a cadeia produtiva da carne.

 

Outra forma de atingir seu cliente é com a criação de blogs com conteúdos variados, que não promovem a empresa de forma direta, mas atraem leitores. “O grande negócio é você entender que assunto interessa para seu cliente. Seu lead é seu futuro cliente e ele precisa criar confiança em você, acreditar que você sabe do que está falando”, defende Miguel.

 

Mas além de conteúdos digitais e e-book, existem outras estratégias que podem otimizar a geração de leads. Para o jornalista Rodrigo Lóssio, diretor da Dialetto, de Florianópolis, uma estratégia interessante é envolver de forma complementar o conteúdo digital com um trabalho de assessoria de imprensa. “Identificamos que o processo de assessoria com o digital começou a funcionar e ajudou a promover as empresas. Temos todo o planejamento de divulgação e para onde podemos trabalhar com os dois juntos. Monitoramos, por meio da plataforma RD Station, de onde estão vindo os leads e investimos lá”, completa.

 

O evento também abordou a importância da presença digital como suporte para o empreendedorismo.  “Com a internet, você pode chegar a vários leads que não tinha planejado. Com conteúdo rico e materiais atualizados, o lead vem pelas suas ideias e pelo que você está oferecendo. As pessoas vão te achar porque a internet proporciona essa dissipação de forma muito rápida hoje em dia”, explica Fernanda Bornhausen Sá, diretora da Clear.

 

Fernanda afirma que testou vários canais para encontrar a melhor maneira de publicar conteúdos. “Alguns textos trouxeram ótimos retornos e preferi partir para e-mail pessoais, personalizados, como forma de fidelização do cliente. Desse jeito eu consegui ser assertiva”, finaliza. Já Lóssio faz um planejamento inicial em relação ao conteúdo que será publicado, com identificação do público-alvo e de palavras-chave. “Estamos inseridos no meio da tecnologia e nossos leitores também, então eles sabem do que se trata o assunto. Direcionamos os textos para a pessoa que queremos atingir, que nem sempre é a mesma. Um tema pode ser chato para um cliente mas muito importante para outro”, compara.

Reportagem de Rafaela Blaucutt, da equipe Dialetto, na cobertura especial do RD Summit para o Acontecendo Aqui